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Ter um slogan realmente faz diferença?

O slogan é a forma como os clientes lembrarão da sua marca e por isso ele é tão importante na estratégia de marketing de toda empresa.

À primeira vista, é bem provável imaginarmos que slogan é uma daquelas palavras modernas e americanizadas que surgem todos os dias no meio publicitário. Mas, na verdade, ela é bem mais antiga do que imaginamos. Surgiu em meados do século 8 com o povo celta com a grafia sluagh-gairm, do idioma gaélico escocês, e significava um grito de guerra motivacional dos guerreiros e seus exércitos. Conhecendo essa história, até que a palavra ainda faz sentido nos dias de hoje, afinal, o slogan é um grito de guerra para motivar os consumidores a comprar determinada marca.

O slogan constrói vínculos, é uma ideia com força de venda, e, quando bem criado, fica na mente do consumidor, podendo até tornar-se parte da cultura popular. Você com certeza já deve ter ouvido “não é assim uma Brastemp” ou que algo “desce redondo” mesmo estando fora do contexto das marcas que os criaram. São slogans tão fortes que acabaram tornando-se populares, ou seja, cumpriram sua função com maestria. Não existe uma fórmula de sucesso para a sua construção, porém alguns itens podem otimizá-lo, como ser curto, de fácil memorização, que soe bem e tenha bom humor. E o mais importante de tudo: ela precisa expressar os sentimentos, objetivos e vantagens da marca. Nesse sentido, vamos entender um pouco mais sobre as vantagens de um slogan bem feito.

O slogan diferencia a sua marca do concorrente

Primeiramente precisamos entender a importância de ser único no mercado. Pode até ser que seu negócio seja comum a muitas outras marcas, mas se você se destaca entre elas, as suas chances de sucesso são maiores. Ora, quem quer ser vista tem que chamar a atenção, e o começo de tudo isso é na criação da logomarca. O slogan vem logo em seguida, senão junto, da criação do logo. É ele quem dá um resumo da história e faz o consumidor querer saber a história completa. Mas o que tem de slogan desinteressante por aí, não tá escrito. Na verdade são poucos os realmente marcantes.

Sendo assim, onde devemos concentrar nossos esforços? Primeiramente, concentre-se em ser verdadeiro com o consumidor, entregue mais do que um produto ou serviço, entregue experiência. Faça com que sua marca seja desejada, não pelo que ela é, mas pelo sentimento que ela causa. “Amo muito tudo isso” é um slogan simples, mas que mostra toda a missão e visão do Mc Donald’s traduzidas em um sentimento. E o público se identifica com isso. Poderia ser um slogan para qualquer outra marca, mas será que funcionaria tão bem? Com certeza foi uma bela estratégia.

E se eu te perguntar para me indicar um remédio que faça sumir minha dor, oq eu você indicaria? Muito provavelmente vai vir na sua mente o icônico slogan “Tomou Doril, a dor sumiu”, não é mesmo? E se eu tiver com gripe? Benegripe, claro. Esse tipo de slogan torna a marca reconhecida pelo público e seu produto acaba se tornando uma escolha óbvia. Uma mensagem curta, simples e objetiva.

O slogan direciona a estratégia.

Antes de realizar uma estratégia de marketing, é preciso saber qual caminho ela seguirá, ou seja, onde ela dará enfoque. Um bom ponto de partida é seu slogan. Ao invés de criar um conceito, ele pode seguir o que já está pronto. Claro, para ser eficiente é preciso que o slogan seja bom, de modo que a comunicação esteja alinhada e seja efetiva. 

A Duracell, por exemplo, utilizava o slogan “dura até 8x mais que as pilhas comuns de zinco”. É um slogan que já traz o melhor benefício que uma pilha pode ter, ou seja, durar muito. É direto e óbvio, mas funciona. Porém é preciso ter cuidado: se você promete algo em um slogan, tem que cumprir. Já pensou se o cliente compra e vê que na verdade ela dura bem menos? É um problema e tanto.

Ter um bom slogan também é uma forma de simplificar processos e se aproximar da linguagem do público, levar a linguagem técnica a um nível popular e facilitar a comunicação. As pessoas querem assimilar e entender o seu negócio o mais rápido possível e entender a sua motivação de compra, e, para isso, o slogan é uma excelente ferramenta.

Os tipos de slogan.

Para deixar mais claro o assunto, trouxemos alguns exemplos de categorias de slogan, baseados na associação deles com a marca. Um dos mais comuns é a associação à funcionalidade, como por exemplo: “Sedex: mandou, chegou”. O slogan é simples e vai direto ao ponto, entregando a essência da marca e do que o serviços faz. 

Outro exemplo muito utilizado é o slogan com atributos emocionais, como “Coca Cola, abra a felicidade”. Diferentemente do anterior, aqui o benefício não é tangível, mas sim uma sensação ou experiência que a marca causa, afinal, abrir uma Coca Cola bem gelada deixa muita gente feliz.

Da mesma forma, existe a definição de posicionamento, seja por informação, como a Gol “Linhas aéreas inteligentes”, ou de preço, como a Telha Norte “Preço baixo é nosso forte”. Ambas trazem a sua missão como empresa bem estampada em seu slogan. Bem como outras atribuições como de Qualidade como a Vivo “conexão como nenhuma outra”; de Diferenciação como a Toyota “Sofisticação elevada à máxima potência” e de Tradição, como a cerveja Bohemia “desde 1853”.

Ou, quando necessário, o slogan pode trazer um conceito totalmente novo, como exemplo a Tim que usa o “Você, sem fronteiras”. É um slogan que mistura atributos como emocional e cria um elo de exclusividade com a marca. Há ainda quem use slogans em inglês, mesmo estando em um país como Brasil onde pouca gente fala outra língua. A fabricante de automóveis Nissan é uma que usa um slogan em inglês “SHIFT_the way you move”. Talvez não seja a melhor escolha, dependendo do negócio, mas também é uma opção para se pensar, dependendo da estratégia.

Bora criar um slogan? 

Inspiração não vai faltar, agora que você está abastecido com todas essas informações. Lembrando que um bom slogan sempre deve ser acompanhado de um bom logotipo. E se precisar de uma ajuda profissional para o Slogan e Logotipo, conte a Sollide Logo, nossos profissionais estão preparados para desenvolver a sua marca e torná-la um destaque no mercado. Fale conosco e faça um orçamento. Veja abaixo alguns Slogans desenvolvidos por nós:

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Sobre o Autor:

Dênis Ferreira - CEO da Sollide - especialista em Marketing Digital, cursou Publicidade e Propaganda na Uniube e English for Business na Kaplan, New York – Empire State. Dênis tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação a todo instante.

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