O que é e como construir um posicionamento de marca de sucesso

Posicionamento é tudo aquilo que engloba a maneira em que o público e os clientes potenciais enxergam determinada marca. Veja agora como construir uma marca forte e bem posicionada no mercado!

30 jun 2021

Tempo de Leitura: 11 min.
posicionamento de marca

O posicionamento não tem relação nenhuma com o produto ou serviço vendido pela empresa, o seu foco é a percepção do consumidor.

Você acredita que a sua empresa tem um posicionamento de marca? Ou ela ainda tem muito para crescer em relação a esse conceito?

Pare e pense em alguma marca que você admira. Agora responda: qual é o seu diferencial? Como ela prendeu a sua atenção? Por que ela é tão boa no que faz?

Cada marca tem a sua própria escada e assim como aquelas que você admira, a sua também pode garantir um espaço exclusivo no coração dos consumidores. A marca tem que saber como e para quem se posicionar, considerando fatores que a diferenciam da sua concorrência.

Pronto para obter o seu posto e ser a marca preferida do público? Veja agora o que é posicionamento de marca e como construir o seu. Boa leitura!

O que é posicionamento de marca?

É um conceito que diz respeito ao modo como as marcas são vistas pelo público e devido ao seu grande potencial, influencia diretamente nas estratégias de marketing da empresa.

Posicionamento de marca é uma estratégia de branding que visa conquistar um lugar exclusivo na mente dos clientes.

Atualmente, as marcas estão em uma grande batalha para conquistar a atenção do grande público porque devido à expansão da internet, empresas de qualquer nicho e porte podem conquistar novos clientes diariamente.

Dessa maneira, as empresas precisam mais do que nunca elaborar uma estratégia para chamar a atenção das pessoas. E a melhor maneira para isso acontecer é tendo um posicionamento bem definido.

O posicionamento não tem relação nenhuma com o produto ou serviço vendido pela empresa, o seu foco é a percepção do consumidor. Sendo assim, é importante ter em mente que o posicionamento de marca não é apenas promover os serviços ou produtos do seu negócio.

Portanto, para conquistar um espaço na mente dos consumidores a sua empresa deve ter um posicionamento claro e assim que você tomar o seu espaço, dificilmente perderá seu posto.

Por que é importante ter uma marca bem posicionada?

Por inúmeros motivos. Para começar, é preciso entender que posicionamento não se limita a uma estratégia de comunicação. As marcas de sucesso e que implementam muito bem esse conceito, enxergam o posicionamento como uma estratégia de marca.

Confira algumas perguntas que você precisa ter a resposta para que a sua marca se posicione com sucesso no mercado:

  • Quem é o seu público-alvo?
  • Qual é o perfil da minha persona?
  • Como meu produto/serviço pode ajudar as pessoas?
  • Quem são meus concorrentes diretos?
  • Como eu quero que a minha marca seja reconhecida no mercado?

Essas são algumas perguntas básicas que você precisa responder para dar início ao processo de construção do posicionamento de marca da sua empresa. Sem essas respostas, dificilmente o resultado desejado em sua estratégia não será obtido.

Para você ter uma ideia da importância de como ter uma marca bem posicionada faz toda a diferença é que de acordo com uma pesquisa realizada pelo Invesp, chamada de “como a marca influencia na decisão de compra”, 29% dos consumidores tendem a efetuar a compra de um novo produto caso ele seja ofertado por uma marca que ele conhece.

Então caso você esteja se perguntando se toda empresa precisa de um posicionamento, lembre-se da pesquisa acima e outras questões que veremos a seguir em como as marcas bem posicionadas e as de sucesso estão conectadas.

Além disso, outros pontos devem ser trabalhados para você poder posicionar a sua marca com sucesso no mercado. A sua empresa precisa de um manual de identidade visual porque não tem como pensar em uma marca de sucesso no mercado que não tenha o seu definido.

Caso a sua empresa ainda não tenha, faça um brainstorming com a sua equipe para que a junção de ideias permita a criação do primeiro esboço da sua identidade visual e slogan. Ainda, conte com um designer gráfico, pois esse profissional ajudará bastante na parte de definição das formas, cores para logomarca, estilo, entre outros.

Por todos esses aspectos, ficou fácil entender a importância do posicionamento e como ele faz total diferença para as marcas visto que ele fideliza os clientes e o principal, gera confiança.

Compartilhe este conteúdo:

          

3 exemplos de posicionamento de marca em empresas famosas

Para que você possa aprender mais sobre esse assunto, vamos ver agora alguns exemplos de posicionamento de marca em empresas famosas. Confira!

1. Apple

A Apple é sem dúvidas um dos melhores exemplos de sucesso a respeito de que quando uma empresa tem um posicionamento definido e o seu público sabe realmente quem ela é, a marca vai longe. Aliás, até mais do que se era esperado.

Desde que começou, no final da década de 70, a Apple foca em trazer novas maneiras de lidar com a tecnologia. E isso se reflete até hoje em seus lançamentos e os seus smartphones, por exemplo, são referência mundial e desejo de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Um bom exemplo para mostrar como a empresa é um verdadeiro sucesso e o seu público não deixa de comprar seus produtos, é quando eles se preparam para lançar um produto.

Quantas vezes você já viu no noticiário, milhares de pessoas fazendo fila nas lojas para não ficar sem o seu produto? Pois é, a marca é um verdadeiro sucesso e exemplo de marca fortemente posicionada.

2. Havaianas

Agora vamos falar sobre a Havaianas, um dos maiores cases de posicionamento do Brasil.

Em 1962 a empresa criou as famosas sandálias de borracha e direcionou todo o seu marketing para demonstrar o seu custo-benefício, resistência e praticidade.

Porém, a empresa entrou em uma grave crise na década de 90. Enquanto outras marcas cresciam, a Havaianas continuava na mesmice e vendendo as mesmas sandálias: branca com tira preta, amarela e azul-claro.

Até que chegou Rui Porto, o consultor de comunicação que foi um dos responsáveis pela explosão da Havaianas no mercado, e revolucionou seu posicionamento de mercado.

Para isso, eles decidiram criar mais de 40 opções de cores, aumentar o preço das sandálias e trabalhar com celebridades mostrando a sandália.

Como você pode ver, essa ação deu super certo e a Havaianas é uma das mais marcas consolidadas do mercado brasileiro.

3. Amazon

Mais um exemplo de marca de sucesso é a Amazon. A gigante do e-commerce nasceu da internet e tem um modelo de negócios com vendas online único.

Em qualquer lugar do mundo a Amazon é referência e o seu desejo de atender prontamente o anseio dos clientes criou a maior loja online do mundo.

A Amazon é conhecida e está há anos na mente dos consumidores porque vende seus produtos por um ótimo preço e entrega rápida, ou seja, tudo que as pessoas procuram na hora de comprar online.

Passo a passo para criar uma estratégia de posicionamento para a sua empresa

Confira agora nosso passo a passo simples e direto para te ajudar na elaboração de uma estratégia de posicionamento para a sua empresa. Vamos lá!

1. Pesquise o mercado e a concorrência

Para começar, você deve pesquisar e conhecer melhor o seu mercado e a concorrência. A partir desse estudo, você entenderá qual é a melhor estratégia para a sua empresa criar um posicionamento duradouro e eficiente.

Já na hora de pesquisar a concorrência, obtenha respostas para perguntas como:

  • Produtos que eles oferecem;
  • Posicionamento atual de mercado;
  • Seus pontos fortes e fracos.

2. Entenda o seu cliente

A única maneira de criar um posicionamento de sucesso é entendendo completamente o comportamento do consumidor ou seus clientes.

Faça uma análise detalhada, conheça a sua persona e assim você saberá as motivações que levam as pessoas a comprar da sua empresa, as tendências de consumo e até mesmo os critérios de escolha dos consumidores.

3. Defina os objetivos da sua empresa

Ter os objetivos definidos da empresa significa entender profundamente quais os valores e percepções o seu produto ou serviço agrega aos clientes.

Para que o seu negócio conquiste um forte posicionamento, realize pesquisas conforme os objetivos que ele vem traçando e o que deseja conquistar.

Por exemplo: uma loja de roupa não vende apenas uma blusa ou jeans. Ela também lança tendências e peças complementares para que as pessoas possam brilhar e se sentirem ainda mais poderosas.

4. Construa um valor permanente

Após ter em mãos a definição do comportamento dos seus clientes e os objetivos da sua empresa no mercado, será possível criar uma marca que gera cada vez mais valor ao cliente e consequentemente eleva a sua performance.

Portanto, o trabalho de branding é fundamental para que a sua marca consiga consolidar seu posicionamento e possa expressá-lo corretamente.

5. Elabore estratégias de marketing e branding

Assim como o trabalho de branding fará toda a diferença para a construção de uma marca bem posicionada, a sua junção com estratégias de marketing digital bem definidas irá gerar resultados completamente eficientes ao seu negócio.

Desse modo, ao reforçar a identidade da marca para os consumidores, eles perceberão ainda mais o seu valor e isso ajudará a sua marca a criar um posicionamento forte no mercado.

Você acabou de conhecer o processo de construção de um posicionamento de marca de sucesso. Esse processo é essencial porque uma marca que se posiciona conquista diversos benefícios como o aumento de clientes, diferenciação da concorrência e agrega mais valor aos seus produtos e serviços.

Não perca tempo e comece a aplicar o que aprendeu aqui!

Compartilhe este conteúdo:

          

Anúncio Desktop

O que você achou desse conteúdo?

Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer seu negócio.

Sobre o autor:

Dênis Ferreira – CEO da Sollide
Especialista em Marketing Digital, cursou Publicidade e Propaganda na Uniube e EFB na Kaplan, NY. Tem no marketing digital para pequenos e médios negócios sua paixão e busca a inovação a todo instante.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *