Entenda o que é Papel Timbrado e qual a importância dele para sua empresa

O papel timbrado faz parte da identidade visual e conta com as informações importantes de uma empresa. Descubra agora a sua importância e como ele é valioso para a sua estratégia de comunicação.

7 jul 2021

Tempo de Leitura: 11 min.
papel timbrado

O papel timbrado é um documento que transmite credibilidade e profissionalismo e não pode faltar de maneira alguma em sua estratégia de marketing.

Muitos não sabem, mas a identidade visual de uma empresa também está conectada com a sua papelaria. Aliás, os benefícios da papelaria corporativa são importantíssimos para reforçar o seu valor, como no caso da utilização do papel timbrado em sua estratégia.

Criar um papel timbrado para sua empresa não é nada complicado e os benefícios que ele gera aos negócios são inúmeros, como, por exemplo, fazer com que a sua imagem de marca seja reconhecida em diferentes comunicações empresariais.

Agora, para você poder entender melhor o que é papel timbrado, continue a leitura do artigo. Confira!

O que é papel timbrado?

Trata-se do papel de carta de um negócio e que consta dados importantes como o logotipo e suas principais informações de contato.

Por mais que muitos profissionais e empresas não deem mais tanta importância ao papel timbrado por pensarem que este é apenas um simples detalhe, ele transmite uma credibilidade ainda maior para um negócio.

Imagina receber uma proposta comercial em um papel sem logomarca ou que não consta nenhuma identificação da empresa? Não dá parar levar muito a sério aquela empresa, não é mesmo?

Aliás, para algumas profissões, o seu uso é super relevante e não poderia ter o mesmo valor se os seus contratos tivessem sido enviados em um papel que não seja timbrado. Vamos ver alguns exemplos de papel timbrado nas profissões em que o seu uso é essencial:

  • Papel timbrado para advogado;
  • Papel timbrado para escritório de arquitetura;
  • Papel timbrado para escritório de engenharia;
  • Papel timbrado para a área de psicologia.

O uso do papel timbrado para esses profissionais (e outros de qualquer área) não deve ser ignorado porque ele valoriza o negócio no mercado e diante dos seus clientes.

Afinal, qual é a relação do papel timbrado com o manual de identidade visual de uma marca?

O papel timbrado é simplesmente um dos materiais mais importantes na identidade visual de um negócio.

Toda empresa que deseja passar seriedade e profissionalismo no mercado deve criar um manual de identidade visual, que se trata de um documento com todas as recomendações, normas e especificações para a usabilidade da marca de determinada empresa.

Além disso, a identidade visual reforça o branding de uma marca e é um processo que requer bastante dedicação e foco para que seja elaborado a paleta de cores da identidade visual, naming (criar nome de empresa) e tudo mais que envolve o propósito e o conceito da marca.

Para ter sucesso nesse processo, conte com a ajuda de um designer gráfico e a união de outros membros da equipe e assim você poder colher frutos em diversas ações posteriormente, como na utilização em materiais específicos como:

Se você quiser utilizar o cartão de visita para reforçar a credibilidade da sua empresa no mercado e fazer novas parcerias é fundamental escolher bem o papel para cartão de visita porque ele influencia diretamente no resultado final.

Ainda, o tipo de papel tem total relação com o posicionamento que uma empresa deseja seguir e em relação com a sua identidade visual. Pode ser que a impressão do cartão de visita com brilho não combine com a estratégia da sua marca.

No caso das redes sociais, sendo grandes aliadas dos negócios atualmente, a identidade visual será utilizada em postagem no Instagram ou até mesmo na criação da capa para Facebook para reforçar seu branding e fazer com que a sua marca fique na mente dos consumidores. Sendo assim, não ignore esse processo.

Compartilhe este conteúdo:

          

O que deve constar no papel timbrado

É fundamental que sua empresa tenha um modelo pronto de papel timbrado para utilizar na elaboração de documentos corporativos, tais como:

  • Orçamentos;
  • Relatórios;
  • Contratos;
  • Faturas;
  • Cartas.

Em relação aos dados que não podem ficar de fora de um papel timbrado padrão, são eles:

  • Nome da empresa;
  • Informações de contato (e-mail, telefone e endereço);
  • Logomarca.

Você não precisa se limitar a essas informações e pode adicionar outros conteúdos como o endereço das páginas das redes sociais, site e até mesmo slogan. É importante deixar as cores da marca em evidência.

Lembrando que as empresas não precisam usar o papel timbrado apenas no formato impresso e utilizá-lo na forma digital pode demonstrar ainda mais credibilidade para o seu negócio. Afinal, presentemente a maioria das transações comerciais são realizadas online.

Para isso, basta criar um papel timbrado com um design inteligente e moderno para utilizar em suas transações online. Fique ligado que também vamos falar sobre a criação do papel timbrado neste artigo!

Qual é o tamanho ideal do papel timbrado?

Em relação ao tamanho ideal do papel timbrado, o tamanho adequado é o formato A4 (21 x 29,7 cm) e impresso em offset 75 grs.

Na verdade, não existe um modelo padrão para que o papel timbrado seja impresso. O que realmente importa e não deve ficar de fora é o logotipo da empresa, que pode aparecer de maneira mais sutil ou em tamanho maior (conforme o gosto do profissional ou da empresa).

Além disso, o detalhe mais importante e que deve ficar evidenciado no papel timbrado é a identidade visual da marca.

    Quando usar papel timbrado?

    É fundamental usar papel timbrado para enviar documentos para os clientes, fornecedores e parceiros. Essa ação só trará mais confiança a quem recebê-lo para a sua empresa.

    Como já citado acima, o papel timbrado deve ser utilizado na elaboração de documentos corporativos, por exemplo:

    • Orçamento: são documentos extremamente importantes e que podem significar o fechamento de um novo contrato. O uso do papel timbrado na elaboração desse tipo de documento dar um ar ainda mais profissional que é exigido nessa situação.
    • Contrato: esses são os documentos mais importantes de um negócio e nesse momento, não utilizar papel timbrado, não deve jamais ser uma opção e é uma ação obrigatória. O cliente não quer receber um contrato elaborado de qualquer maneira e o papel timbrado é como se fosse o porta-voz de uma empresa.
    • Arquivos em geral: caso você tenha interesse em armazenar arquivos por um período maior com o intuito de controle ou registro, é válido usar papel timbrado visto que ele permite melhor identificação.

    Como fazer papel timbrado no word?

    Mesmo para aqueles que não entendem muito sobre design gráfico, é possível criar um papel timbrado no word.

    Como você já sabe que esse documento é importante não só para reforçar a identidade visual de uma marca, mas também para gerar mais credibilidade, você não deve perder mais tempo e criar o seu quanto antes.

    Veja agora como fazer papel timbrado em um passo a passo simples utilizando um template pronto no Word:

    1. Abra o Word;
    2. Clique em arquivo;
    3. Em seguida, clique em novo;
    4. No campo de pesquisa digite timbrado;
    5. Escolha o seu modelo preferido e faça as alterações segundo a identidade visual da sua marca.

    Outra possibilidade para você criar um papel timbrado é utilizar o Illustrator. Além disso, você pode converter um papel timbrado em Illustrator para Word.

    Caso você não queira ter erro nenhum na criação do papel timbrado do seu negócio, conte com uma empresa especializada para elaborar o documento exclusivamente para você. O preço do papel timbrado varia de acordo com a complexidade do design requerido.

    A importância do papel timbrado para as empresas

    Para reforçar ainda mais a importância do papel timbrado para o mundo dos negócios, confira outros motivos que separamos para você entender que esse documento é uma peça essencial para as empresas.

    Impulsiona o interesse

    Um papel timbrado com aspecto visual bem elaborado será a primeira coisa que chamará atenção daqueles que recebem.

    Sendo assim, utilize esse documento em sua estratégia de comunicação para deixar claro a personalidade da sua marca e a mensagem que você quer passar as pessoas.

    Gera autoridade

    O papel timbrado não ajudará apenas a reforçar a identidade visual da sua marca, mas ele tem como um de seus fatores principais gerar autoridade e credibilidade para uma empresa no mercado.

    Evidencia autenticidade

    Não tem como pensar em enviar um documento importante a um cliente em uma folha de papel comum sem qualquer informação ou identificação da empresa. Sem contar que o papel timbrado protege os seus documentos de possíveis falsificações.

    Viu como o papel timbrado é essencial para as empresas? Aliás, não existe uma empresa que não quer que os seus clientes saibam que com ela, eles encontrarão um serviço de qualidade. Nesse caso, o papel timbrado irá reforçar não apenas a sua identidade da sua marca, mas também o seu profissionalismo.

    Por todos esses aspectos, não perca mais tempo e planeje a criação do papel timbrado da sua empresa. Para ter sucesso nessa etapa, priorize a simplicidade e respeite a identidade visual da marca.

    Outro fator importantíssimo a considerar é a qualidade da impressão. Afinal, você quer receber uma opinião positiva dos seus clientes e quer deixar claro que existe uma preocupação com todos os detalhes da sua empresa. Para isso, conte com uma empresa especializada e que poderá te oferecer o melhor serviço.

    Você sabia que o papel timbrado era tão importante assim? Deixe seu comentário. Até a próxima!

    Compartilhe este conteúdo:

              

    Anúncio Desktop

    O que você achou desse conteúdo?

    Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer seu negócio.

    Sobre o autor:

    Dênis Ferreira – CEO da Sollide
    Especialista em Marketing Digital, cursou Publicidade e Propaganda na Uniube e EFB na Kaplan, NY. Tem no marketing digital para pequenos e médios negócios sua paixão e busca a inovação a todo instante.

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *