O que é Persona no Marketing Digital e como criar uma para seu Negócio

A criação da persona é um dos passos mais importantes do marketing digital e ela é baseada nas características e dados de clientes reais de um negócio. Aprenda agora o que é como criar uma persona!

2 jul 2021

Tempo de Leitura: 10 min.
persona no marketing digital

O manual de identidade visual da sua empresa precisa corresponder aos gostos da sua persona porque a intenção aqui é atraí-los. 

Para criar uma estratégia de marketing digital eficiente, sem a identificação da persona isso não será possível.

A persona permite que você consiga pensar as ações corretas e tomar decisões certeiras para que o seu negócio consiga obter resultados bastante satisfatórios.

No entanto, muitos ainda confundem persona com público-alvo. Eles são bem diferentes e você verá a diferença entre esses conceitos neste artigo.

Pronto para criar uma persona alinhada ao perfil e interesses dos seus clientes? Continue a leitura do artigo e aprenda agora como utilizar essa ferramenta poderosa em seu negócio. Siga conosco!

O que é persona?

Trata-se de um personagem semifictício e que é a representação ideal do cliente de uma empresa ou marca. A persona baseia-se em informações reais sobre as características e comportamento desses clientes.

A definição da persona é de extrema importância porque é ela é quem guia as estratégias de marketing digital e a criação de conteúdo. Além disso, tem forte influência em como uma marca pode fazer um melhor posicionamento.

No processo de criação da persona é fundamental que seja extraído as principais informações dos clientes da marca para poder elaborar estratégias alinhadas com o interesse do público e que possam atender as suas solicitações.

O manual de identidade visual da sua empresa precisa corresponder aos gostos da sua persona porque a intenção aqui é atraí-los. Portanto, o planejamento da identidade visual precisa ser muito bem elaborado.

Caso você ainda esteja se perguntando como criar uma persona, a sua base de clientes será a fonte ideal para iniciar a investigação. Mas não se preocupe porque neste artigo iremos te mostrar todo o processo.

Em suma, a persona no marketing ajudará a definir o tom e a linguagem que será utilizado na comunicação com a marca. Além de guiar na produção de conteúdo, essa definição ajudará a chamar a atenção do público. Desse modo, criar a persona não é uma opção e deve ser feito por toda empresa que deseja se destacar no mercado e obter melhores resultados.

Persona X Público-Alvo

Você pode estar se perguntando se persona e público-alvo é a mesma coisa e qual é a real diferença entre esses dois conceitos. Por serem parecidos, costumam causar bastante confusão.

Enquanto a persona representa o cliente fictício ideal para a sua empresa, público-alvo é um grupo de pessoas com características similares. Não se refere a uma pessoa específica e tem como base seu perfil socioeconômico, demográfico e comportamental.

Vamos considerar o exemplo a seguir. Suponha que você vende roupa masculina para adultos. O seu público-alvo poderá ser definido da seguinte maneira:

Homens, casados, idade entre 30 e 50 anos, residentes em Belo Horizonte, renda mensal acima de 6 salários-mínimos.

Já a sua persona deverá ser definida assim:

Fernando, 45 anos, casado, advogado. Tem o seu próprio escritório de advocacia no centro de Belo Horizonte e o seu maior desejo é ver o seu escritório se tornar o melhor da cidade. Nos dias livres, gosta de passear com a sua família e não abre mão de se vestir bem porque essa é uma das maneiras encontradas para impressionar os seus clientes e fechar bons contratos.

Como você pode notar, o público-alvo apresenta informações de maneira ampla sobre as pessoas. Já a persona informa detalhes muito mais específicos sobre o perfil do seu cliente e forma assim, o seu cliente ideal.

A persona não deve ser elaborada com base em suposições. Ela deve ser criada através de pesquisas reais para você obter um perfil bem mais assertivo.

Compartilhe este conteúdo:

          

Qual a diferença entre buyer persona e brand persona?

Buyer persona trata-se do conceito que acabamos de definir, ou seja, é o personagem semifictício que nos ajuda a entender melhor o comportamento do nosso cliente ideal.

Já a brand persona representa os valores da sua marca, é a cara da sua empresa. Na prática, ela tem a intenção de mostrar como o seu negócio quer ser visto pelo mercado.

Ainda, a brand persona fala sobre os seus valores, o que acaba humanizando e proporcionando uma personalidade a marca.

Falamos sobre branding anteriormente e esse conceito trata-se das ações alinhadas ao propósito, posicionamento e valores da marca. E é exatamente isso que a brand persona deve representar.

Por que criar uma persona?

Por vários motivos. Primeiro, a criação da persona é uma etapa essencial dentro de uma estratégia de marketing digital. Se você deseja aliar-se as mídias sociais, por exemplo, somente com o perfil da sua persona em mãos você poderá criar artes para redes sociais, em geral, e postagem no Instagram que sejam assertivas.

Não definir a persona vai fazer com que você se comunique em mandarim com que fala apenas em português. A linguagem, o tom, a mensagem, ou seja, nada fará sentido e a sua estratégia falhará.

Aliás, toda e qualquer empresa deseja ter resultados eficientes, correto? E uma das formas de isso acontecer é criando uma persona. Obter mais informações sobre o seu público permitirá que você elabore conteúdos direcionados e que realmente falem a língua dele.

Sem dúvidas, você atingirá mais pessoas ao criar um conteúdo que seja direcionado para a sua persona e não para o seu público-alvo.

Abaixo, confira alguns dos benefícios que a persona proporcionará a sua empresa:

  • Ajuda na criação do tom de voz ideal para o seu negócio;
  • Determina o tipo de conteúdo que você deverá focar para atingir seus objetivos;
  • Ajuda a elaborar melhores estratégias de marketing ao apresentar o público em que você deverá focar;
  • Define os melhores canais de comunicação com o público;
  • Escolhe as mídias sociais mais interessantes para sua empresa;
  • Otimiza a experiência do usuário no site;
  • Ajuda na definição das melhores pautas sobre as quais você deverá escrever;
  • Compreende o valor do seu produto ou serviço para o público.

Como criar uma persona?

Agora que você já sabe o que é persona e a sua importância para que uma empresa consiga otimizar a sua performance, vamos falar sobre como criar uma persona.

Esse é um processo que não acontece do dia para a noite e para você obter exatamente o perfil do seu cliente ideal é importante que você siga os passos a seguir. Confira!

Pesquise e colete dados dos clientes

A primeira etapa do processo de criação da persona é a pesquisa e coleta de dados dos clientes. Para isso, você deve começar com um planejamento robusto de pesquisa que deve envolver questões como os objetivos, público-alvo e as perguntas que fazem sentido e ajudarão a criar a persona da sua empresa.

Além disso, você também pode ir atrás de informações por conta própria analisando o perfil dos seus consumidores.

Por exemplo: visite a página de alguns dos seus clientes em potencial e analise o seu perfil, gosto, preferências, marcas preferidas, entre outros.

Descubra o que eles gostam de fazer nas horas vagas, com o que eles trabalham e outras informações que considerar relevante.

Faça perguntas certeiras aos seus clientes

Você ainda não sabe o que perguntar ao seu cliente? Não tem problema, essa é uma dúvida comum porque cada negócio demanda perguntas diferentes.

Para te ajudar em seu processo de criação da persona é recomendado dividir as perguntas em 5 etapas diferentes. São elas:

  1. Perguntas pessoais (gênero, idade, cidade, escolaridade etc.)
  2. Perguntas sobre o trabalho (cargo, segmento da empresa, rotina etc.)
  3. Perguntas sobre o estilo de vida (o que consome, quais lugares gosta de frequentar etc.)
  4. Perguntas sobre interesses (o que gosta de fazer nas horas vagas, hobbies etc.)
  5. Perguntas sobre informação (quais redes sociais utiliza com mais frequência, quais tipos de conteúdo considera mais interessantes etc.)

Utilize essas cinco etapas para construir seu questionário e além das perguntas que colocamos como exemplo, adicione outras que considerar importantes para o segmento do seu negócio e que ajudará a construir o perfil da sua persona.

Descreva a persona

Após realizar pesquisas e coletar todas as informações necessárias, chegou o grande momento: criar o perfil da sua persona.

Ela precisa ter um nome, um perfil definido, um rosto e outras características que são relevantes para a sua empresa.

É necessário pensar na persona como um ser humano, não apenas como uma ferramenta extra que poderá ajudar em seu negócio. Afinal, a sua persona é aquela pessoa que vai interagir com a sua marca e o principal, comprar os seus produtos ou serviços.

Se tiver dificuldade nesse processo, comece contando uma história e assim ficará mais fácil definir o seu perfil em uma frase descritiva mais curta posteriormente.

A criação da persona é um processo que não pode ser ignorado porque ela ajuda a identificar especificamente o que o seu público deseja. Após definir a persona, a sua empresa conseguirá dar passos muito mais assertivos.

Portanto, mãos à obra!

Compartilhe este conteúdo:

          

Anúncio Desktop

O que você achou desse conteúdo?

Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer seu negócio.

Sobre o autor:

Dênis Ferreira – CEO da Sollide
Especialista em Marketing Digital, cursou Publicidade e Propaganda na Uniube e EFB na Kaplan, NY. Tem no marketing digital para pequenos e médios negócios sua paixão e busca a inovação a todo instante.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *