O que é Logomarca e Como Criar uma que Traga Resultados para você

A logomarca tem grande importância para as empresas porque ela ajuda a identificar uma determinada marca. Confira agora o que é logomarca e como criar a sua logomarca.

25 jun 2021

Tempo de Leitura: 9 min.
logomarca criação

A logomarca precisa corresponder não apenas as suas expectativas, mas principalmente a de seus clientes.

Pode parecer exagero, mas a logomarca – ou logotipo como também é conhecido – tem grande importância para os negócios e pode até mesmo refletir diretamente em seus resultados.

Para muitos se trata apenas de uma decoração ou um item charmoso para representar a marca no mercado. Muito pelo contrário, a criação da logomarca não deve ser ignorada, principalmente se você deseja construir uma marca de grande posicionamento.

Agora, para você saber o que é logomarca, a sua importância e como criar o seu, continue a leitura deste artigo. Vamos lá!

O que é Logomarca?

É o elemento visual que simboliza uma marca específica. A logomarca pode ser representada somente por uma imagem ou texto, ou os dois juntos.

Para que a sua empresa seja reconhecida no mercado e consiga se destacar da concorrência é fundamental criar uma logomarca para que o público identifique os seus produtos ou serviços.

Esse é um trabalho que exige bastante pesquisa e estudo porque é preciso considerar diversas questões como o perfil da persona do negócio e até mesmo a psicologia ajudará no processo de criação da logomarca. Isto é, não deve ser feito de qualquer maneira em hipótese alguma.

É preciso analisar o manual de identidade visual para que a logomarca corresponda não apenas as suas expectativas, mas principalmente a dos consumidores. Aliás, alguns itens que não podem ficar de fora do manual são o slogan, tipografia, ícones, cores, marca, entre outros.

Além disso, o designer gráfico precisará de tempo para chegar até o símbolo ideal. A logomarca deve ser atrativa, bonita e atender as necessidades dos clientes.

Caso você tenha dificuldade no processo e criação da logo, faça um brainstorm com algumas pessoas da sua equipe para que juntos consigam gerar novas ideias.

Características de uma boa logomarca

Agora que você já sabe o que é logomarca, confira duas características essenciais que seu logo deve conter para ser eficiente e gerar resultados reais para a sua empresa.

1. Reatividade

Essa característica é importantíssima porque é necessário pensar na aplicação da logomarca durante seu processo de criação.

Para que o seu logo consiga responder de forma esperada é importante variá-lo com versões “resumidas” a partir da necessidade da sua aplicação.

Por exemplo: a versão que você utilizar na caixa do produto, pode não ser a mesma das artes para redes sociais. Use o formato logo png para manter a qualidade da logo para postagem no Instagram e outras plataformas.

2. Atemporalidade

É normal que algumas marcas mudem a sua logomarca após alguns anos. Mas isso não quer dizer que o logo deve ser criado com base apenas nas tendências e você deve pensar em sua criação de modo que a logomarca seja atemporal. E claro, se desejar realizar a mudança após alguns anos no mercado, pode ser feito o trabalho de redesign.

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Afinal, qual é a função da logomarca para seu negócios

Você pode estar se perguntando sobre a real função da logomarca e se ele realmente pode gerar resultados para os negócios.

Este é um dos fatores mais importantes da empresa/marca e dá todo o suporte para a criação de um negócio consistente no mercado. Não tem como uma empresa ser facilmente identificada no mercado se não tiver uma identidade visual. Correto?

A identidade visual faz com que uma empresa ou marca seja reconhecida e ajuda a determinar a maneira em que ela será vista pelo público.

Sendo assim, é importantíssimo que a sua logomarca seja criada com base no conceito e posicionamento do seu negócio para fazer com que ele consiga transmitir exatamente o seu propósito e outras informações essenciais como a sua história e valores.

Como criar uma logomarca?

Você acabou de conferir a importância do logotipo para as empresas e para te ajudar na criação da sua logo, confira as dicas que separamos para você!

Opte pela simplicidade

A chave do sucesso para o processo de criação de uma logomarca é optar pela simplicidade e é fundamental que ela seja sintetizada de maneira que venha a ser facilmente reconhecido pelas pessoas.

Lembre-se de que logomarcas exageradas e com muitos elementos acabam passando uma ideia de desorganização, fazendo com que o branding e posicionamento da marca sejam prejudicados. Portanto, seja simples e evite até mesmo utilizar mais de uma fonte.

Estude sua persona

Para que esses resultados aconteçam de maneira natural e traga resultados positivos é essencial que a identidade da marca esteja alinhada com os seus propósitos, ou seja, estar conectada com o perfil da persona e seja coerente com a sua área de atuação.

E por que a persona é tão importante no processo de criação do logomarca? Porque públicos diferentes demandam logo e fontes para logotipo diferente.

Verifique quais são as tendências

É importante ficar de olho nas tendências do mercado em relação à comunicação visual para que o designer gráfico compreenda exatamente o que você deseja porque essa é uma área que está em constante evolução.

Afinal, o que era feito nos anos 2000 já é completamente diferente do que vemos hoje por aí.

Defina o conceito

Aqui é determinado o que o seu logo passará ao público a partir de suas formas. Um exemplo interessante é o conceito da FedEx que é conectar pessoas através dos seus serviços e isso está representado dentro do seu logo.

Para buscar referências de designs incríveis, crie esboços e se inspire (principalmente em relação as melhores cores para logomarca), ao conferir plataformas como:

  • Logo Pond;
  • Behance;
  • Logospire;
  • Brand New;
  • Logo of The Day;
  • Designspiration.

Esboce

Após todo o processo de pesquisa e definição do conceito, aproveite para esboçar em um papel todas as suas ideias sobre a logo da empresa usando as plataformas citadas acima.

Não precisa se preocupar se você não souber desenhar. A intenção aqui é que você não perca nenhum insight e consiga anotar todas as boas ideias que passarem pela sua cabeça antes de enviar ao designer gráfico ou a gráfica especializada que realizará o serviço para você.

Mesmo que os seus esboços sejam simples, eles terão papel fundamental na finalização da criação da logomarca.

Concorrência

É fundamental analisar a concorrência para que além de não correr o risco de usar a mesma logomarca deles, você tenha uma base de inspiração.

Nunca copiar, mas analisar a concorrência é necessário em diferentes situações e nesse caso, você pode avaliar seus elementos e cores para fazer com que a sua logomarca se diferencie da deles.

Digitalização da logomarca

Chegou o momento de transformar todas aquelas ideias que estão no papel em um arquivo e nesta etapa de digitalização do logo, você vai se deparar com duas ótimas opções: Illustrator e o CorelDraw.

O Illustrator é líder de mercado em relação a imagens vetoriais. Sem contar que é o mais eficiente. Já o CorelDraw, foi o líder de mercado por vários anos antes de o Illustrator assumir o seu posto.

Caso você não tenha muita intimidade com esses tipos de plataforma, o CorelDraw pode ser a melhor opção inicialmente visto que é mais fácil de usar.

Onde usar a logomarca?

Agora que você acabou de ver como criar uma logomarca, alguns locais que você poderá utilizá-la são:

A criação da logomarca não é uma tarefa simples, mas o nosso objetivo aqui foi simplificar o máximo possível esse processo para você saber o que ele representa para a empresa e os motivos pelo qual você não deve ignorá-lo.

Neste artigo, usamos o termo “logomarca” como principal, para que possa ser visualizado por quem buscar este termo na internet. Mas a verdade é que a maneira certa de falar, é logotipo. Em breve artigo explicando o porquê.

Dúvidas a respeito do assunto? Deixe seu comentário. Será um prazer te ajudar!

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Sobre o autor:

Dênis Ferreira – CEO da Sollide
Especialista em Marketing Digital, cursou Publicidade e Propaganda na Uniube e EFB na Kaplan, NY. Tem no marketing digital para pequenos e médios negócios sua paixão e busca a inovação a todo instante.

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