Por que você deve fazer uma logo vetor?

A logo vetor se trata de uma logo com pontos 2D, que são conectados através de curvas e linhas baseadas em equações matemáticas. Ela é utilizada em peças onde se faz necessário o aumento ou diminuição do tamanho da logo sem perda de qualidade.

13 out 2021

Tempo de Leitura: 11 min.
logo vetor

Ao criar uma logo vetorizada, você aposta na versatilidade para a reprodução da sua marca.

A logomarca se trata de uma peça bastante importante para qualquer empresa, pois é o principal elemento da identidade visual. Ela pode ser vista em diferentes formas, que atendem a diferentes propósitos, e uma delas é a logo vetor.

A logo vetor se trata do tipo queridinho pelos designers e pelas empresas por um motivo bem simples: escalabilidade. Ela pode ser aumentada ou diminuída sem ocorrer perda de qualidade, o que a torna mais versátil de ser utilizada pela empresa.

Para entender o porquê usar a sua marca em vetor, prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre o papel desse tipo!

O que é logo vetor e por que ele é importante?

O que é a logo vetor? Basicamente, se trata de pontos 2D que são conectados por curvas e linhas baseadas em equações matemáticas. Quando os pontos são conectados, são geradas formas e polígonos para a sua logo.

Essas formas podem ser diminuídas ou aumentadas sem ocorrer a perda de qualidade, como ocorre na imagem rasterizada. A imagem rasterizada não é composta por linhas e formas, mas sim por pixels individuais.

Os bitmaps (como são chamados) são feitos para um tamanho específico. Ao redimensionar, cortar ou alterar cores, você acaba tendo perda de qualidade na imagem ao longo do tempo.

É diferente ao montar o vetor online, pois ele pode ser redimensionado à vontade, sem perda de qualidade ou fidelidade do arquivo original. Ao aplicar o zoom na arte vetorizada, não se enxerga um “borrado” como ocorre na imagem rasterizada ampliada.

O que são os bitmaps?

Os bitmaps (ou rasters) se tratam das imagens compostas por pixels coloridos, sendo os pixels pequenos quadrados de diferentes cores. Quando eles são reunidos, acaba sendo formada uma imagem.

Eles são muito comuns na internet, sendo o principal tipo adotado para fotografias e imagens virtuais. Para logomarca, podem ser encontrados como logo PNG, logo JPG, logo GIF e logo BMP.

E por que são utilizados em logomarca ou logotipo? Esse formato traz vivacidade para a imagem, principalmente em cores para a logomarca. Contudo, não é uma boa opção quando pretende constantemente redimensionar a logo para diferentes peças.

Aí entra a logo vetorizada!

    Qual é o formato da imagem vetorizada?

    O formato da imagem vetorizada é a principal característica que lhe ajuda a reconhecer se é um logo vetor ou não. Há três tipos mais comuns no mercado, que são:

    • AI (Adobe Illustrator Artwork): esse é o formato nativo do programa Adobe Illustrator, sendo uma versão modificada do EPS;
    • EPS (Encapsulated PostScript): é o padrão entre os formatos de imagem vetorizada, sendo manipulado na maioria dos programas;
    • SVG (Scalable Vector Graphic): é a imagem de vetor padrão na W3C e suporta qualquer resolução de tela;
    •  CDR(Corel Draw): esse é o formato mais antigo e ainda muito utilizado.
    por que fazer logo vetor

    Por que você deve fazer uma logo vetor?

    Imagens em pixels são melhor visualizadas quando em sua resolução nativa, ou seja, da forma que foram idealizadas. Quando manipuladas, acabam tendo perda de qualidade e fidelidade, o que pode afetar o seu branding.

    Nesse ponto, você pode entender o porquê de utilizar da imagem vetor: ela apresenta linhas e formas dimensionáveis com cores verdadeiras, não a matriz difusa de cores por pixel da imagem em raster.

    Em qualquer tamanho, a imagem vetor fornece máxima qualidade de impressão. Ela pode ser utilizada em algo pequeno (como uma bolinha) ou enorme (como uma mochila), mantendo a sua qualidade.

    Ela não precisa ser utilizada sempre – o vetor para logo é mais usado em logotipos e designs que passam por constante redimensionamento. Além disso, imagens vetoriais comumente são exportadas num formato raster.

    Contudo, com o arquivo vetorial em mãos, é mais fácil de realizar diferentes projetos com a sua logo.

    Maior escalabilidade

    A primeira vantagem da marca em vetor é a escalabilidade. Numa imagem vetorizada, você pode aumentar ou diminuir quantas vezes quiser, indo para baixo, para cima e para os lados sem perder a nitidez.

    Isso permite que a logomarca ou logotipo possam ser facilmente redimensionados para outdoors, cartões de visita, pôsteres, folders, cartazes e muitas outras peças publicitárias. Além disso, pode ser usado em canais digitais, como:

    • Logo para WhatsApp vetor;
    • Logo para Instagram vetor.

    Dessa maneira, a logo da empresa pode ser adotada em qualquer situação. Com uma imagem de qualidade, clara e adequada para a mídia onde se encontra, você mantém o seu branding ou posicionamento de marca intacto.

    Logo editável

    O vetor permite que tenha uma logo editável, ou seja, que pode ser alterada a qualquer momento, seja na criação ou na revisão. Você pode remover, editar ou adicionar elementos individuais sem diminuir a qualidade do restante da logo.

    O vetor para logo existe num arquivo editável, podendo serem alteradas as linhas e formas de maneira livre, sejam em correções rápidas ou grandes alterações.

    Maior flexibilidade

    Ao montar o vetor online, você salva o arquivo em formato AI, EPS e SVG. Contudo, é permitido que a imagem vetor seja exportada para qualquer formato: PNG, JPEG, GIF, TIFF, BMP, PDF, entre outros.

    Dessa forma, você pode realizar as edições e rapidamente salvar o arquivo num formato rasterizável. Dessa forma, a pessoa que for visualizar não precisa ter o programa de edição para abrir o arquivo.

    E não há perda de qualidade ao rasterizar, exceto se a pessoa tentar editar o arquivo num formato raster.

    Arquivos são menores

    Em relação ao arquivo rasterizado, o vetor de logo apresenta um tamanho bem menor. Afinal, o raster apresenta milhões de pixels para memorizar, o que aumenta consideravelmente o arquivo.

    Ele apresenta as coordenadas X e Y da imagem, além das informações de cores. O vetor é mais simples, não tendo que salvar toda essa informação.

    Zero dependência da resolução de imagem

    Uma imagem vetorizada não depende da resolução, ou seja, não há dependência intrínseca fixa. A única resolução considerada é a do dispositivo onde é exibida, como monitor, impressora, celular e por aí vai.

    como criar uma marca vetor

    Como criar uma marca em vetor para a sua empresa?

    Após entender como funciona a logo vetor e quais são os seus benefícios, é hora de saber como montar um vetor online. Ele se trata de um arquivo editável, então dessa forma, precisa de um programa para ser executado.

    O primeiro passo para criar o vetor é ter uma ferramenta de edição. Há diversas opções disponíveis para navegador mesmo, sem a necessidade de instalação, mas são os instaláveis os mais profissionais.

    As duas principais opções são o CorelDraw e o Adobe Illustrator, que permitem uma edição mais complexa e completa. Se não se considera apto para utilizá-los, pode adotar ferramentas online mais simples ou contratar um profissional na criação de logo.

    A partir da ferramenta de edição, você começa as próximas etapas, como a escolha das cores para a logomarca e das fontes para o logotipo. Além disso, inicia um esboço de como será a logo 3D.

      Passo 1: Defina o conceito da sua arte vetorizada

      Você quer uma imagem descolada, algo simples e leve ou uma ideia mais robusta e conservadora? Tome uma decisão para o conceito da sua arte antes de botar a mão na massa e iniciar a edição.

      Escolha 2 ou 3 cores que combinem e pense em como elas podem ser aplicadas na arte vetorizada.

      Passo 2: Elabore um esboço da sua logo

      Antes de elaborar a arte vetorizada no computador, pegue um papel, lápis de cor e outros itens para criar um esboço manual da logo. Crie mais de uma ideia na folha, experimentando diferentes cores, sombras e detalhes.

      É importante que tenha mais de um esboço disponível antes de começar a edição no computador.

      Passo 3: Inicie a criação da logo

      Na ferramenta de edição, você deve criar um arquivo novo e escolher a ferramenta construtor de formas. Manipule as formas e linhas para criar figuras geométricas que gerem uma logo próxima do seu esboço.

      Teste diferentes cores e comece a adotar as fontes para o logotipo, vendo como elas se encaixam na arte vetorizada. Ao criar o nome da empresa, tenha em mente que ele deverá ser encaixado na logo – então nada de nomes gigantes!

      Obs: na ferramenta de edição, até mesmo a fonte pode ser vetorizada, o que permite a edição livre das formas de cada letra.

      Passo 4: Tenha modelos como referência

      Para se tornar mais fácil de criar a logo vetor, adote outras logos como referência, como de marcas famosas ou locais. Em algumas ferramentas de edição, existem modelos que você pode seguir para criar a sua própria logomarca.

      Além disso, empresas especializadas em criação de logo também disponibilizam modelos profissionais para você usar.

      Passo 5: Salve a logo

      Após concluir a criação da logo, você acessa a opção de salvar ou exportar arquivo na ferramenta de edição. Você pode salvar tanto como arquivo vetor (AI, CDR, EPS, SVG), quanto como arquivo rasterizável (PNG, JPG, GIF, TIFF, BMP, etc).

      como obter logo vetor

      Como obter uma logo vetor para chamar de sua?

      A melhor logo é aquela baseada em vetores, pois isso permite a escalabilidade no seu projeto. Dessa maneira, você pode redimensionar a logo para as mais diferentes peças e objetivos, o que gera versatilidade.

      Contudo, é necessário apontar também a praticidade do projeto. Afinal, a imagem vetorizada apresenta uma edição mais complexa que a imagem rasterizada, já que você precisa lidar com cada forma e linha da logo.

      Claro que a complexidade do projeto depende da ferramenta de edição que utilizar. Uma ferramenta online é mais simples, mas uma ferramenta instalável é mais profissional. Também depende de quem vai criar a logo.

      Para ter um projeto prático, você pode optar pela criação da logo vetor com uma empresa profissional nisso. Se você não tem experiência ou prática nas ferramentas de edição, uma empresa profissional pode fazer isso por você – e da melhor forma!

        Compartilhe este conteúdo:

                  

        Anúncio Desktop

        O que você achou desse conteúdo?

        Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer seu negócio.

        Sobre o autor:

        Dênis Ferreira – CEO da Sollide
        Especialista em Marketing Digital, cursou Publicidade e Propaganda na Uniube e EFB na Kaplan, NY. Tem no marketing digital para pequenos e médios negócios sua paixão e busca a inovação a todo instante.

        0 comentários

        Enviar um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *