O que é Logo PNG e quais os outros formatos de logotipo

O logo png é um formato de imagem muito utilizado no web, já que em sua composição o fundo é transparente, facilitando sua utilização.

19 ago 2021

Tempo de Leitura: 10 min.
manual de identidade visual

Na entrega do logotipo ao cliente, o ideal é enviar o logo em vários formatos, inclusive a logo png, para que possa ser aplicada em vários elementos que compõem a identidade visual.

Logotipo, logomarca ou apenas logo. Este conjunto de palavras têm uma representatividade imensa perante a marca de um negócio.

Em vários formatos – logo PNG, JPEG, vetor – tamanhos e cores, é possível captar a identidade visual de uma empresa e transmitir o ideal aos futuros clientes através dos seus materiais de divulgação, sejam eles online ou impressos.

Quais são os formatos de logo?

A criação de um logo requer o cuidado de inseri-lo no formato mais adequado para cada demanda. Embora existam formatos mais populares, como o PDF, PNG ou JPEG, nem sempre eles são as melhores opções.

Por isso, é essencial estudar minuciosamente cada caso junto ao cliente, apurar onde e como ele deseja aplicar as imagens para então atender às necessidades dele. A seguir você vai conhecer os principais formatos em que o logo pode ser salvo.

O que é logo PNG?

O Portable Network Graphic (PNG), consiste em um famoso tipo de imagem frequentemente utilizada no web design. Seu diferencial está na composição que possui um fundo neutro, transparente ou semitransparente.

Este formato costuma ser adotado pelos profissionais ao criarem logotipos, possibilitando a inserção da mesma imagem em vários planos de fundo sempre que necessário sem danificá-la.

O PNG é mais pesado que o GIF, no entanto é a melhor opção para quem quer e precisa detalhar a imagem. Este modelo possui uma ampla variedade de espaços de cores de suporte, fator visto como um ponto positivo para justificar o tamanho do arquivo.

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    Logo em JPEG

    Este, sem sombra de dúvidas, é um dos formatos mais conhecidos. Sem delongas, ele possibilita o armazenamento de imagens em qualidade o suficiente sem ocupar um grande espaço, o que é essencial para a internet.

    Porém, o contra do JPEG é que não há um controle de qualidade, que pode ser perdida durante os processos de aplicação. Mas há uma alternativa para driblar esse impasse, basta definir a quantidade máxima da qualidade poderá ser reduzida. Ou seja, quanto melhor a qualidade for, maior será a imagem e vice-versa.

    O formato JPEG é ideal para armazenar fotos digitais para serem compartilhadas na internet, principalmente aquelas que possuem transações de cores suaves, sombras e brilho.

    Slogan com Logotipo 15

    Logo em 3D

    A logo 3D chama bastante atenção e, por isso, tem sido bastante utilizada. Este formato adere elementos tridimensionais ou efeitos capazes de promover esta simulação com o intuito de transmitir os ideais da empresa em um modelo mais realista.

    Para se ter uma ideia de logo 3D, este formato foi utilizado no símbolo inicial do PlayStation, no qual o nome era representado por um P em pé e um S deitado, simulando uma sombra.

    Esta ligação com a marca representa nitidamente o propósito tanto da logo 3D quanto do PlayStation, que foi um dos primeiros consoles a inserir gráficos tridimensionais nos jogos de videogame.

    Logo em vetor

    O diferencial da logo em vetor é a possibilidade de ampliação da imagem sem perder a qualidade de definição. Um exemplo clássico do uso deste formato é em arquivos para impressão que necessitam de qualidade máxima para que não sejam distorcidos ao passar para o papel ou outra superfície.

    Slogan com Logotipo 15

    O que compõe um logotipo?

    Não existe uma regra quanto a criação de um logitpo. No entanto, há alguns elementos que devem ser integrados ao processo de criação da logo, como a cor, a tipografia, a imagem e o slogan. Observe!

      Cor

      As cores para logomarca são o ponto de partida para efetivar o vínculo junto ao público-alvo e passar uma imagem, seja ela: série, moderna, divertida, e assim por diante. É possível formar uma paleta de cores ou utilizar apenas uma.

      Mas é preciso estar consciente de que as cores escolhidas irão representar a empresa por um bom tempo. Este procedimento é denominado de psicologia das cores, o estudo capaz de demonstrar como o cérebro humano identifica ou transforma as cores em sensações.

      Observe o significado das principais cores utilizadas na criação de um logo:

      • Azul: confiança, segurança e tradição;
      • Vermelho: paixão, excitação e urgência;
      • Verde: natureza, abundância e crescimento;
      • Roxo: criatividade, nobreza e imaginação;
      • Preto: exclusividade, luxo e sofisticação;
      • Branco: pureza, inocência e limpeza.

      Tipografia

      Tipografia ou fonte são as letras que devem ser inseridas no logo. Caberá ao profissional publicitário decidir se ele usará o mesmo formato ou se fará uma mistura para apresentar o nome da empresa.

      Imagem

      As imagens imersas no logo vão desde uma simples seta a um complexo animal como um mamífero, ave ou outros em formato abstrato. No momento de escolha da imagem ideal, é importante ter em mente de que o logotipo precisará ser redimensionado para ser aplicado em uma variedade de formatos, impressões, texturas, tamanhos e telas.

      Slogan

      O slogan normalmente vem junto do logotipo, e é composto por uma expressão ou frase criada com o objetivo de chamar a atenção do público e deixar claro o nicho de atuação da empresa.

      Slogan com Logotipo 15

      Logotipo e logomarca: qual é a diferença?

      “Os logos sobrevivem porque podem se adaptar a inúmeros formatos”. – Sagi Haviv

      É bastante comum ouvir “Adorei a logomarca da sua loja” como elogio. Mas por vezes, a simples palavra logomarca é trocada por outras denominações similares, como logo, logotipo ou marca.

      Esta confusão não acontece por mal, muito pelo contrário. Muitas pessoas que não estão imersas neste universo de criação de conteúdo não sabem que de fato existe uma diferença entre cada menção.

      É justamente estes conceitos que serão abordados a seguir. Fique com a gente e se torne um expert em logos, logomarcas, marcas, ou seja lá qual for o seu propósito!

        Logo ou logotipo

        O logotipo é um símbolo que introduzirá o conceito de uma marca no mercado. Ele é criado através de letras, formas e imagens. É através dele que será possível obter a primeira impressão junto aos clientes, identificando se foi bem recebido e interpretado ou não.

        O logo é a imagem que será associada a uma marca que será lembrada aos clientes e se tornará um destaque quanto aos concorrentes se bem executado. Ele nutre fidelidade à marca, motivo pelo qual deveria se tornar uma prioridade para novos empreendedores.

        Logo e logotipo possuem o mesmo significado, uma é apenas a versão simplificada da outra. Independente do nome que deseja usar, é preciso estar ciente de que um logotipo é composto por símbolos e tipografias. Em outras palavras, se tornando na representação gráfica do nome fantasia de uma empresa.

        Logomarca

        A logomarca não é uma denominação oficial no vocabulário dos publicitários, mas é bastante utilizada pelos clientes deste nicho por não saberem a diferença entre logomarca e logotipo. Alguns dizem que a palavra ‘logomarca’ é um neologismo, ou seja, que foi inventada ou adaptada pelos brasileiros para ser uma nova representação do logotipo.

        Ao analisar separadamente a composição da palavra ‘logomarca’, nota-se que tanto “logos” quanto “markas”, do grego, significam: significado e conceito. Portanto, ao pé da letra, logomarca significaria “significado do significado”.

        No entanto, esta tradução não faz sentido algum, indicando que pode ser mais viável utilizar as outras duas denominações adequadamente de acordo com cada parâmetro.

        Tipos de logo

        • Combination mark: combina textos e símbolos para formar um logotipo, se tornando o modelo mais utilizado mundialmente;
        • Emblema: une textos e símbolos, sendo que a escrita normalmente é inserida na imagem gráfica;
        • Lettermark: destaca as iniciais ou abreviações de marcas com nomese extensos;
        • Isotipo: é o modelo que representa uma marca utilizando apenas imagens, sem a necessidade de textos explicativos;
        • Wordmark: é a logo criada somente a partir da marca, nome do produto ou empresa;

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        Sobre o autor:

        Dênis Ferreira – CEO da Sollide
        Especialista em Marketing Digital, cursou Publicidade e Propaganda na Uniube e EFB na Kaplan, NY. Tem no marketing digital para pequenos e médios negócios sua paixão e busca a inovação a todo instante.

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