Folder: Descubra o que é e como criar um para sua empresa

O folder é um material impresso bastante utilizado para divulgação de uma empresa ou seus produtos/serviços. Confira agora sua importância e como criar um para sua empresa.

12 jul 2021

Tempo de Leitura: 11 min.
folder

O folder é um ótimo material de apoio, quando bem utilizado, e assim como o flyer e o panfleto, tem suas particularidades que o torna assertivo para determinados tipos de divulgação.

Outro documento importantíssimo para a captação de leads (potenciais clientes) é o folder, sendo bastante utilizado para divulgação e material promocional dos negócios.

No entanto, para que o folder traga resultados positivos é fundamental que seja elaborado de maneira criativa e conforme o manual de identidade visual da marca.

Continue a leitura do artigo para entender melhor o que é folder e como criar um para sua empresa. Confira!

O que é folder?

Você certamente já ouviu falar nesse nome, mas pode não saber exatamente qual é o significado de folder. Agora nós vamos te explicar.

Trata-se de um material gráfico que auxilia nas campanhas de marketing das empresas e visa divulgar os seus produtos ou serviços.

O termo folder vem do inglês (fold significa dobra) e que corresponde exatamente ao formato do material, que é dobrável e impresso.

Além disso, o folder também pode ser utilizado com caráter informativo e não tem um padrão definido. Isto é, o material impresso pode ter formatos e tamanhos diferentes. Sendo assim, você pode solicitar ao designer gráfico para elaborar o folder da sua empresa da maneira que desejar.

Para completar, este é um dos materiais mais recomendados pelos profissionais e negócios que desejam escalar as vendas dos seus serviços ou produtos.

Qual a diferença entre folder, folheto e flyer?

Muitas pessoas acreditam que folder e folheto são a mesma coisa e na hora de solicitar a criação do material ficam na dúvida qual é a melhor opção para o seu negócio.

Enquanto folder é o material publicitário dobrável e impresso, folheto trata-se de uma peça de comunicação simples que são impressos em papéis de espessura menor e que contém menos informações.

Já o flyer, podemos definir como uma evolução dos famosos panfletos. Eles são mais refinados e impressos em grandes quantidades. Além disso, os flyers contam com um trabalho estético mais robusto.

A semelhança entre o folder e folheto fica por conta da impressão, ou seja, o folheto também pode ser impresso com dobras.

Agora, vamos entender melhor a diferença entre folder e folheto. Aliás, a principal diferença entre os dois está na sua finalidade. Como assim?

O folheto engloba a promoção de alto alcance. Já o folder é utilizado para promover o portfólio de produtos e serviços, apresentar o negócio, educar o mercado ou até mesmo para realizar outra atividade de marketing que seja necessária uma produção de extrema qualidade.

Outros fatores que proporcionam a diferenciação entre esses dois materiais são:

  • Quantidade de conteúdo: o folder abriga mais informações que o folheto visto que o seu tamanho é maior.
  • Qualidade: quando comparado ao folheto, o folder abriga uma melhor qualidade. Sendo assim, é usado um design mais criativo.

Compartilhe este conteúdo:

          

Quais informações um folder deve conter?

Agora que você já sabe o que é folder, vamos falar sobre as informações indispensáveis que precisam estar presentes no material.

Para que o seu folder fique ainda mais completo e seja criado uma boa conexão com a persona, utilize as cores da identidade visual, ou melhor, a paleta de cores da identidade visual da marca. O branding será fundamental nessa etapa.

Aliás, voltando um pouco neste assunto, antes da criação do folder, outras ações da sua empresa precisam estar bem definidas como a logomarca e claro, o nome. Portanto, se a sua empresa ainda não tiver um nome definido, você deve criar o nome de empresa.

Essa ação é extremamente necessária porque apenas com a definição do manual de identidade visual você poderá promover a sua empresa corretamente na internet e criar alguns materiais como:

  • Artes para redes sociais;
  • Postagem para Instagram;
  • Capa para Facebook;
  • Assinatura de e-mail.

Agora, confira o que não pode faltar em um folder:

  • Capa: insira informações relevantes a audiência como uma chamada ou até mesmo uma imagem que represente bem o que está sendo divulgado;
  • Apresentação do negócio: pode-se aplicar dados essenciais da sua empresa ou até mesmo para apresentar o produto ou serviço em questão.
  • Serviços/produto: geralmente essa área é a mais interna do folder e aqui você deve realmente apresentar e descrever os produtos ou serviços da sua empresa.
  • Informações de contato: essas informações ficam na última parte do folder e aqui você deve inserir todos os meios de contato disponíveis que os clientes podem te encontrar.

A importância da papelaria corporativa

Além do folder, outros materiais são essenciais para representar uma marca através da sua identidade visual.

A papelaria corporativa é exatamente isso, ou seja, um conjunto de peças de papelaria que representam um negócio. Essas peças são utilizadas no ambiente empresarial e organizacional na rotina de uma empresa.

Essa é uma área que você precisa ter bastante atenção porque o seu objetivo é simplesmente consolidar uma marca e a sua identidade visual no mercado.

Em relação às peças que são indispensáveis para a papelaria corporativa de uma empresa, isso varia de negócio para negócio. Afinal, elas devem ser produzidas conforme a necessidade de cada um. Você pode optar até mesmo pela criação de um folder informativo.

A realidade é que quanto mais peças você inserir a identidade visual da sua marca, melhores resultados virão. Por exemplo: tem milhares de empresas que oferecem brindes personalizados aos seus clientes para que eles se lembrem ainda mais do seu negócio.

Confira abaixo outras peças que são indispensáveis para a papelaria corporativa da sua empresa:

Outro detalhe importante que você não deve ignorar é a qualidade do material utilizado nas peças da papelaria corporativa. Escolha corretamente o papel para cartão de visita e outros detalhes como tamanho e formato do material.

Quando devo utilizar o folder?

O folder é um material de divulgação que agrega bastante valor visto que contêm informações mais robustas sobre o produto ou serviço de uma empresa.

Portanto, é indicado que ele seja utilizado quando o cliente já passou por outras etapas de conhecimento da marca e encontra-se pronto para comprar.

Outra situação é quando uma pessoa entra na loja e pergunta por mais informações sobre determinado produto. Com a entrega do folder, mesmo que ela não compre naquele exato momento, ao levar o folder consigo, lembrará da sua empresa quando finalmente decidir comprar.

Em suma, o folder é recomendado para esclarecer de maneira completa os produtos ou serviços de uma empresa, promover o negócio e até mesmo divulgar lançamentos.

    Passo a passo para elaboração de um folder

    Uma das etapas mais importantes a serem definidas antes da criação do folder é a escolha da empresa que ficará responsável por realizar esse serviço.

    Afinal, você não quer criar um folder de qualquer maneira, correto? Sendo assim, tenha em mente que a contratação da empresa correta fará toda a diferença.

    Agora, confira um passo a passo simples para você montar um folder completo e relevante para sua empresa.

    1. Definição do conceito

    Nessa primeira etapa você precisa parar para pensar na mensagem que quer passar com o folder. Além disso, se a sua empresa possui muitos produtos ou serviços, escolha quais são essenciais e não poderão ficar de fora do folder.

    2. Pense como a sua persona

    Aqui você deve pensar no seu cliente ideal e é fundamental que o folder seja elaborado com base nos gostos e preferências da sua persona. Além de despertar interesse do grande público, é essencial que a persona se identifique com o folder.

    3. Elaboração do conteúdo

    Chegou o momento de criar os textos e definir a mensagem que deverá ser transmitida aos clientes. Certifique-se que todas as informações relevantes estejam presentes de maneira objetiva e clara.

    4. Design

    Como citamos acima, a identidade visual da sua empresa precisa estar presente no folder para ser criado uma conexão ainda maior entre o público e a marca.

    Se você ainda não tem ideia do modelo que deseja para o folder da sua empresa, confira opções de folder online na internet para se inspirar.

    5. Informações de contato

    Essa é sem dúvidas uma das partes mais importantes do folder e você deve inserir essas informações de maneira visível e que tenham um bom destaque na última página do folder.

    6. Revisão

    A última etapa é a revisão e antes de solicitar a impressão do folder, verifique quantas vezes forem necessárias para que todos os textos estejam corretos.

    7. Utilize também como Folder Digital

    Para completar, se você desejar também pode optar pela criação de um folder digital interativo que pode ser enviado por e-mail ou outras plataformas online para promover ainda mais a sua marca na internet e usar como aliado em sua estratégia de marketing digital.

    Agora que você já sabe como fazer um folder e está ciente que este material é um grande aliado dos negócios, comece a pensar na mensagem e o que é relevante para inserir no folder da sua empresa.

    Os benefícios do folder são inúmeros e através desse material você poderá representar a sua empresa visualmente de maneira moderna e chamativa, e dar acesso ao público a informações importantes da empresa ou produto.

    Além disso, o folder é de facílima distribuição e se comunica com as pessoas de um jeito simples e direto.

    Compartilhe este conteúdo:

              

    Anúncio Desktop

    O que você achou desse conteúdo?

    Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer seu negócio.

    Sobre o autor:

    Dênis Ferreira – CEO da Sollide
    Especialista em Marketing Digital, cursou Publicidade e Propaganda na Uniube e EFB na Kaplan, NY. Tem no marketing digital para pequenos e médios negócios sua paixão e busca a inovação a todo instante.

    0 comentários

    Enviar um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *