Folder digital: o que é e como elaborar para a sua empresa

O folder digital é uma grande estratégia para apresentar seus serviços e produtos, aumentando a conversão de leads e de vendas a médio prazo.

22 set 2021

Tempo de Leitura: 10 min.
folder digital

O folder digital é um passo importante do marketing de conteúdo. Através dele, é possível oferecer uma apresentação completa sobre sua marca.

O folder é um produto institucional que já existe há várias décadas. Antes da internet, esse material era impresso, fazendo com que a empresa também tivesse gasto ao escolher o papel para cartão visitas e evidenciar a marca em um papel timbrado.

Com os processos tecnológicos, esse cartão de visita se transformou em um folder digital mais interativo, imersivo e que atende diretamente as necessidades primárias do seu cliente.

Se você ainda possui dúvidas de como deve ser o seu processo de elaboração e os benefícios de investir no marketing de conteúdo através do folder, confira nosso artigo abaixo e aprenda como criar o caminho certo para conquistar seu consumidor.

O que é folder digital?

O folder digital é um material criado com o objetivo de informar e divulgar produtos de uma determinada empresa ou profissional, ajudando nas campanhas de marketing.

A palavra folder vem do inglês “fold”, que significa “dobra” e remete ao início da sua utilização como um produto impresso e dobrável sempre presente nos estabelecimentos e diversos consultórios.

Sua principal característica é que ele não tem um formato padrão, ou seja, a empresa é livre para elaborar seu material de divulgação da maneira que achar mais condizente com seu público-alvo.

Atualmente, o folder digital desempenha um papel primordial nas estratégias de inbound marketing de um negócio, sendo importante para converter leads em clientes e clientes em consumidores fiés a ponto de realizarem a divulgação “boca a boca” dos seus produtos ou serviços.

Dessa forma, é importante que o empreendimento use e abuse da criatividade, sempre tentando criar um sentimento de conexão contínua com esse novo consumidor.

Qual é a importância de um folder digital para sua empresa?

Por vezes considerado um cartão de visitas sendo o objeto intermediador entre o cliente e a empresa, o folder tem a responsabilidade de carregar a identidade visual, a visão e valores do empreendimento para conquistar o consumidor.

Além disso, o folder também é importante para:

  • Acesso rápido às informações mais importantes da empresa ou produto;
  • Comunicação simples e direta;
  • Fácil distribuição;

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Como fazer um folder digital para o seu público-alvo

Embora o folder digital não tenha um formato padrão, algumas “diretrizes” devem ser seguidas para melhorar o entendimento do cliente ao ter contato com a empresa, melhorando também a sua relação com o branding content.

Dessa forma, é importante que o seu folder siga o passo a passo que elaboramos abaixo:

  1. Conceito a ser transmitido;
  2. Definição da sua persona ideal;
  3. Criação do conteúdo de valor;
  4. Design e personalização do layout;
  5. Informações de contato;
  6. Revisão final.

Vamos explicar melhor cada um desses passos nos tópicos abaixo. Olha só!

1. Conceito a ser transmitido

Um bom folder digital precisa passar pela etapa de planejamento. Nela, você e a equipe criativa e de marketing da empresa precisam pensar na mensagem e no objetivo que essa estratégia vai ter para a marca.

Isso implica também em pensar em uma paleta de cores da identidade visual, fotos que serão colocadas, estilo das artes, para que tudo esteja alinhado com a marca e com o produto/serviço que está sendo oferecido.

2. Definição da personal ideal

Outra parte importante do planejamento é pensar na persona ideal para consumir o produto ou que precisa contratar o serviço. Muitas vezes, a persona ainda não é seu cliente, mas possui as características mais importantes para o sucesso da marca.

É preciso pensar nas dores que a persona quer sanar e os motivos que fazem com que ela esteja procurando ou precisando encontrar sua empresa para resolver esses problemas.

Dependendo do produto ou serviço que você está tentando vender, o folder digital precisa contar com características exclusivas para esse público-alvo principal, e, se possível, abrir uma brecha para um público semelhante, que pode ver valor na divulgação e explorar mais da marca futuramente.

3. Criação do conteúdo de valor

Ao definir a persona e a mensagem que vai estar inserida no folder digital, é o momento de partir para a elaboração do conteúdo de valor. É preciso pensar nas informações mais essenciais do produto ou serviço que precisam ser expostas no material.

Com essa questão definida, é preciso elaborar uma construção textual e visual que possibilite o cliente a obter a informação de maneira direta, mas ao mesmo esteja imerso na qualidade do trabalho.

Você pode pensar em estratégias de copywritings, gatilhos mentais ou ate mesmo storytelling que toque diretamente na dor do cliente e ofereça caminhos para a resolução.

Aqui, o designer gráfico e o redator de conteúdo precisam trabalhar juntos para criarem uma sintonia de comunicação. Aproveite para tirar as últimas dúvidas e questionamentos sobre a paleta de cores e a disposição da mesma no material.

4. Design e personalização do layout

O design gráfico também é importante para elaborar a logomarca que vai estar presente no material de divulgação. Não só isso, é importante pensar também previamente em criar o nome da empresa, de modo criativo, e a identidade visual.

Todo esse planejamento de nome, logomarca e identidade visual serão aplicados nessa fase, compondo o design e o layout do folder.

Aproveite o momento de criação para pensar também em como divulgar esse material através das artes para redes sociais, como uma postagem no Instagram, uma landing page ou outros recursos.

É importante que você explore todos os canais de comunicação com o seu cliente para poder ser percebido por ele.

5. Informações de contato

Não são só as informações sobre o produto e serviço que contam para converter mais clientes, eles precisam saber onde encontrar a empresa e como entrar em contato para tirar dúvidas, realizar orçamentos e compras.

Sendo assim, não deixe de inserir um direcionamento para as principais redes sociais e para o site institucional com canais de atendimento ao cliente.

Por ser um material digital, a versão tecnológica do folder acaba simplificando o modo como o consumidor entra em contato, estando a um “click” de distância.

6. Revisão final

Se tudo estiver ok e pronto para o lançamento, é hora de realizar uma revisão geral do conteúdo para saber se não tem nada errado ou fora do formato pensado pela equipe.

O folder precisa estar 100% perfeito para poder passar a confiança que o cliente precisa naquele momento.

papel do designer gráfico sollide logo

O que deve ser evitado no folder digital?

Durante a elaboração de um folder, alguns pontos precisam ser analisados e evitados para alcançar o sucesso com a peça, como:

  • Fontes diversas: evite usar mais do que 3 fontes diferentes no mesmo material, isso pode dificultar a leitura do seu cliente e ele pode desistir de consumir as informações mais importantes.
  • Baixa qualidade de imagens: fotos com baixa qualidade também podem afastar a conversão desse lead, além de passar a impressão de que a empresa não é tão cuidadosa assim com suas demandas.
  • Evite textões: o folder não deve seguir a mesma estratégia de um blog post, por exemplo, é preciso que seja um material de consumo mais rápido e de impacto direto, logo, evite fazer textos longos com informações que podem ser tratadas em outros conteúdos da empresa e que também chegam até esse público.

Folder digital como estratégia de marketing de conteúdo: principais vantagens

O universo online abriu novas possibilidades de inovação e originalidade na criação de um folder digital. Entre as principais vantagens, se destacam:

  • Envio por e-mail: o folder digital pode servir como uma recompensa na assinatura de e-mail marketing da empresa. Um conteúdo mais interativo e dinâmico pode prender mais atenção ao cliente e também motiva a compra por impulso daqueles que já conhecem a marca.
  • Navegação intuitiva: a empresa pode elaborar um folder com botões clicáveis e informações que servem para redirecionamento das páginas, aumentando as visitas e o tráfego orgânico.
  • Inclusão de vídeos e áudios: o folder digital também permite a inclusão do conteúdo em forma de vídeo ou áudio no lugar do texto, algo que pode cativar mais ainda o usuário.

Conclusão

Podemos perceber, portanto, que saber como fazer um folder digital também faz parte da jornada do cliente. O processo de compra atual é mais exigente, principalmente porque o consumidor não quer mais ter um relacionamento distanciado com a empresa.

Sendo assim, o folder pode ser a maneira mais direta que a empresa tem para comunicar novidades, expor produtos ou até conseguir encontrar novos clientes por meio da divulgação nos seus principais canais online.

Ao utilizar o folder digital como estratégia para conversão e fidelização, você também está dando uma grande oportunidade para aumentar a experiência do cliente. Que tal começar hoje mesmo a planejar seu próximo cartão de visitas digital?

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    Sobre o autor:

    Dênis Ferreira – CEO da Sollide
    Especialista em Marketing Digital, cursou Publicidade e Propaganda na Uniube e EFB na Kaplan, NY. Tem no marketing digital para pequenos e médios negócios sua paixão e busca a inovação a todo instante.

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