Escolha uma Página

Qual a diferença entre folder, panfleto e flyer?

Apesar de serem parecidos, folder, panfleto e flyer possuem características próprias que trazem diferentes vantagens na hora de anunciar.

Vivemos em um mundo tecnológico onde praticamente tudo pode ser resolvido no meio digital, todavia o folder ou panfleto ainda é uma forma de comunicação offline que continua eficiente, mesmo com o passar dos anos. Em certos meios, a única forma de impactar um consumidor com sua marca é através de alguma material impresso, por exemplo no trânsito. Do mesmo modo, tocar em um material impresso traz uma sensação mais pessoal ao leitor, ao passo que ler um e-mail é algo mais frio e distante. E nem somos nós que estamos dizendo isso, é a psicologia!

O folder é um ótimo material de apoio, quando bem utilizado, e assim como o flyer e o panfleto, tem suas particularidades que o torna assertivo para determinados tipos de divulgação. À primeira vista eles parecem iguais, mas vamos conhecer quais as suas diferenças e a melhor forma de utilizá-los. 

Panfleto, o avô do folder.

De acordo com historiadores, o panfleto surgiu lá no século XII, muito antes de sequer existir feirões de carro ou ofertas de supermercados para serem divulgadas. Na época, algum morador da Inglaterra escreveu anonimamente um poema de amor em latim e deu o nome de ‘Pamphilus seu de amore’, sem grandes pretensões. Inesperadamente, esse poema começou a circular e se tornou muito popular. Quando traduziram para o inglês, o poemas acabou sendo batizado como Phamphlet.

A ideia pegou tanto que, todo texto que fosse menor que um livro era chamado de phamphlet até o final do século XIV. Nos próximos séculos, quando a imprensa já havia sido inventada, a palavra acabou ganhando um novo significado, sendo textos curtos, normalmente de temática política ou religiosa e que era distribuídos em quantidades grandes. Em português, pamphlet virou panfleto e o resto é história. Apesar que, se traduzirmos ao pé da letra, pamphlet é folheto, e é por isso que não há diferença entre os dois, pelo menos não na origem vocabular. 

Nesse ínterim, essa herança do panfleto ainda faz sentido nos dia de hoje, pois, mesmo na publicidade, o panfleto é frequentemente utilizado para anúncios simples com tiragem grande a um custo inferior. Por ser barato, o panfleto é utilizado quando não há exigência de personalização e o foco é na distribuição em massa, diferentemente do folder que veremos mais à frente. Ele pode ter diversos tamanhos, mas os mais comuns são no formato A5 (148 x 210mm) ou A6 (105 x 148mm), com impressão colorida somente na frente ou ambos os lados. Se o objetivo é eventos, promoções ou campanha política, aposte no panfleto.

Flyer, o primo americano do panfleto

Apesar do nome chique americanizado, o flyer pode ser resumido com um panfleto de melhor qualidade. A palavra flyer significa ‘voador’ e ele ganhou esse nome por causa da velocidade com que é distribuído, diferentemente do folder que é mais pontual. Ele surgiu junto com a publicidade moderna, onde a rapidez no anúncio é essencial. Devido à sua qualidade e velocidade de distribuição superior, o flyer tornou-se o impresso preferido para a divulgação de eventos e baladas. Ao mesmo tempo que ele é diferente do panfleto, ele mantém a objetividade e a quantidade resumida de informação.

Essa diferença na qualidade se dá pela utilização de papéis com gramatura maior, como o couchê 150g, e da criação de um layout mais refinado e com melhor senso estético. Flyers são uma ótima pedida para lançamentos imobiliários, divulgação de marcas de bebidas em bares e casas noturnas e uma infinidade de situações que exigem um capricho maior. Desse modo, se você quer algo rápido e bonito, confie no flyer.

E o folder, qual a diferença?

Se você manja um pouco de inglês, já deve ter sacado qual o grande diferencial do folder. ‘Fold’ em inglês quer dizer dobrar, logo, se é folder tem dobra. Em suma, pode-se dizer que um panfleto com dobras é um folder. Logo, fica claro que o folder é um formato de anúncio ainda mais refinado que o flyer ou panfleto, e necessita de um cuidado maior com seu layout, produção e distribuição.

A grande vantagem do folder é a variedade de formatos e as possibilidades criativas. Ele pode ser feito com uma dobra, duas, formato sanfona e tantos outros, além de facas especiais, verniz localizado e aplicações diversas. O couchê (liso ou fosco), offset, triplex e supremo duo são os tipos de papéis mais utilizados, com gramatura variando entre 60 e 400 gramas. Por ser mais elegante e apresentável, é uma ótima ferramenta para lançamentos, apresentações de empresa ou algo que exija descrições com mais detalhes sobre produtos ou serviços. Veja alguns exemplos:

Folder Exemplo 1
Folder Exemplo 2
Folder Exemplo 3

Quando devo utilizar o folder?

Frequentemente, o folder é utilizado quando o consumidor está mais propenso a comprar. Ou seja, se um cliente entra em uma empresa pedindo informações ele já leva consigo um desejo, ainda que mínimo, de comprar. O folder dá esse apoio e funciona como ferramenta do vendedor, e quanto mais bem feito, melhor a impressão causada. É ele que o cliente irá levar pra casa, ler e ver todos os detalhes, e por isso quanto mais visual e atrativo, mais ele irá representar o profissionalismo da empresa. 

Uma estratégia muito interessante é colocar uma chamada com uma imagem criativa logo na capa, algo que estimule o cliente abri-lo. Apesar do folder permitir, evite muita informação no interior do impresso. Trazer uma linguagem atraente e direta contribui para um melhor resultado. E não se esqueça de colocar todas as informações de contato de sua empresa no verso, junto com seu logotipo, como se fosse uma assinatura. 

E você, achava que era tudo igual? Por mais parecidos que sejam, cada um tem a sua qualidade, e se usados da maneira correta, tornam-se excelentes ferramentas de propaganda. E se precisar criar um panfleto, flyer ou folder profissional, conte com a Sollide Logo, estamos preparados para atendê-lo e oferecer um serviço com qualidade e que atenda a todas as suas expectativas. Entre em contato e faça um orçamento.

Anúncio:

Jatinho com Logotipo da Sollide Logo

 

O que você achou desse conteúdo?

Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer seu negócio.

Sobre o Autor:

Dênis Ferreira - CEO da Sollide - especialista em Marketing Digital, cursou Publicidade e Propaganda na Uniube e English for Business na Kaplan, New York – Empire State. Dênis tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação a todo instante.

0 comentários

Enviar um comentário