Criar nome de empresa: como fazer?

A tarefa de criar nome de empresa é uma das mais importantes e você deve pensar estrategicamente antes de definir a sua escolha. Confira agora nossas dicas para criar um nome de empresa inesquecível!

10 ago 2021

Tempo de Leitura: 11 min.
criar nome de empresa

Criar nome de empresa deve ser enxergado como uma estratégia e investir
nessa etapa é essencial porque deve estar totalmente conforme os seus objetivos.

Um dos momentos mais importante para o empresário, principalmente aqueles que estão iniciando seu negócio, é criar o nome da empresa. Aliás, essa é uma das tarefas mais difíceis encontradas pelos profissionais.

Para você ter ideia, só no Brasil tem mais de dezoito milhões de empresas e com isso, inicialmente criar algo que não existe pode ser um pouco complicado.

Essa é uma etapa que deve ser levada a sério porque é preciso considerar diversos fatores como o poder de despertar o interesso do público.

Agora, para te ajudar na missão de como criar nome de empresa, continue a leitura do artigo e saiba como!

Por que criar nome de empresa é um dos passos mais importantes do negócio?

Porque você precisa analisar de maneira estratégica diversos fatores. Isto é, além de criar nome de empresa que esteja alinhado com os seus objetivos e propostas, também é preciso considerar outros fatores essenciais como a identidade visual.

Nesse caso, quem vai ser seu grande aliado é o branding, o responsável por todos os movimentos de uma marca, desde a elaboração da logomarca até os valores da empresa.

É essencial que cada empresa conte com uma identidade única para chamar atenção dos seus clientes potenciais e com toda certeza seu nome é um dos principais elementos para tornar uma marca exclusiva.

Além disso, escolher um bom nome para a sua empresa vai permitir que o seu negócio seja lembrado mais facilmente pelos consumidores. O nome é um dos elementos que moldam a identidade da empresa e é fundamental que antes de decidir definitivamente o seu nome, você considere outras opções.

Alguns questionamentos que milhares de profissionais utilizam na hora de criar nome de empresa é se coloca o nome em português ou inglês (caso o negócio seja internacional) ou até mesmo se é interessante fazer uma sigla com o nome dos sócios ou relacionado ao seu produto, ou serviço.

É preciso se diferenciar na criação de nome?

Sem dúvidas, ainda mais considerando a quantidade de empresas existentes no Brasil. Por mais que isso seja bastante desafiador, é possível encontrar uma diferenciação ao incorporar algumas características da empresa em seu próprio nome.

Alguns exemplos sobre criar nome de empresa é com base na regionalização. Muitos hotéis optam por utilizam o nome da região ou da praia em que estão inseridos como Hotel Praia dos Anjos ou Hotel Praia das Pedrinhas.

Outra característica que pode estar inserida ao criar nome de loja é o comportamento do público. Uma loja que comercializa produtos para nerds de carteirinha pode se chamar Geek Store ou uma loja que vende produtos infantis, Mamãe & Bebê.

No caso de produtos, temos como exemplo a Apple que conta com uma família de produtos (iMac e iPhone, por exemplo).

Não importa qual segmento ou tamanho da empresa, todo negócio precisa ter um diferencial. Seja ele na identidade visual, em seu nome ou até mesmo nos valores.

    Compartilhe este conteúdo:

              

    Qual é o nome ideal para minha empresa?

    Uma das melhores técnicas que pode te ajudar a criar o nome da sua empresa é o brainstorming. Você já ouviu falar?

    O brainstorming consiste em uma reunião para propor soluções a determinado problema. Também chamada tempestade de ideais, essa técnica faz com que os participantes exponham suas sugestões e debatam com seus colegas para encontrar a solução.

    Sendo assim, se você estiver encontrar dificuldades em sobre como criar nome de marca sozinho, faça um brainstorming. Principalmente no quesito nomes de empresas criativos. Afinal, pensar nessa tarefa por conta própria não é fácil.

    Em relação ao nome ideal para sua empresa é importante que ele conte com alguns fatores essenciais:

    • Seja pronunciável;
    • Seja facilmente escrito;
    • Ter apelo entre os clientes;
    • Se diferenciar da concorrência.

    No que diz respeito a criar nome para empresa, não existe nome bom ou ruim. O que é crucial e você deve pensar muito bem a respeito é a questão da pronúncia e escrita. Imagina sua empresa com um nome ultra difícil de escrever. Se você quer ser encontrado na internet, isso poderá ser um grande impedimento porque muitas pessoas vão ter dificuldades em te achar.

    Sendo assim, se você optar por criar o nome da sua empresa sozinho, faça testes e peça a opinião de alguns familiares e amigos próximos.

    Por mais que determinado nome pareça ideal para você, pode ser que outras pessoas opinem de maneira diferente e assim te ajuda a definir melhor o nome inesquecível para sua empresa.

    Ainda, é essencial que o nome da empresa transmita alguns de seus valores ou atributos principais como qualidade e confiança.

    7 dicas para te ajudar a escolher o melhor nome da sua empresa

    Criar nome de empresa é uma extraordinária estratégia de marketing visto que promove as marcas e faz com que o vínculo com sua audiência seja fortalecido.

    Agora, para você não perder mais tempo e começar o processo de elaboração do nome do seu negócio, confira as dicas abaixo.

        1. Esteja claro da sua visão

        Para que o nome da sua empresa realmente cumpra com seus objetivos no mercado, esteja claro sobre o que você e o seu negócio deseja entregar aos consumidores.

        Às vezes, o caminho que você deseja trilhar e o que você deseja ser no futuro ainda não esteja bem definido. Portanto, tenha certeza da sua visão e saiba o que a sua empresa é.

        2. Elabore uma lista

        Fazer uma lista antes de realizar algumas ações é fundamental. Nesse caso, criar uma lista vai te ajudar a anotar dados relevantes para o nome da sua empresa.

        Algumas informações que não podem passar despercebidas de maneira alguma e você precisa ter respostas são:

        • Quem é a persona do meu negócio?
        • Quais são as características principais do meu público-alvo?
        • Quais produtos/serviços minha empresa oferece?
        • Quais são os meus diferenciais?

        Além disso, não se esqueça de anotar as conquistas que você espera obter e até mesmo anote o nome de alguns dos seus principais concorrentes para evitar que seja criado um nome parecido com o deles.

        3. Reúna-se com profissionais qualificados

        Como citamos acima, o brainstorming pode ser uma ótima opção caso você não queira passar por esse processo sozinho.

        Além de essa não ser uma boa ideia, contar com participantes de diferentes áreas e perfis pode te ajudar na elaboração de um nome certeiro e que agrade pessoas de todas as idades e estilos.

        Para você ter sucesso nessa reunião, reúna-se com no máximo mais 7 pessoas e lembrando que é fundamental que todos saibam trabalhar muito bem em conjunto.

        4. Seja direto

        Em muitos casos, nomes curtos e siglas são opções incríveis porque são fáceis de memorizar e falar. Nesse caso, é geralmente utilizado as iniciais do nome dos sócios ou do produto.

        Um bom exemplo é a C&A (Clemens e August Brenninkmeijer), os irmãos fundadores da marca.

        5. Não caia no modismo

        Não caia no modismo porque a maioria deles passa e tudo aquilo relacionado a ele acaba não sendo interessante depois após certo tempo.

        Nenhum empresário abre um negócio pensando que a sua empresa irá durar apenas por alguns meses e ao criar nome de empresa com base em algo que está na moda, no futuro não será mais tão atrativo assim. Sendo assim, corra do modismo.

        6. Seja criativo

        A criatividade vai fazer com que a sua empresa colha muitos frutos lá na frente e é importante deixar ela reinar ao criar nome de empresa.

        Aliás, nomes de empresas criativos fazem toda a diferença porque acaba proporcionando diversos benefícios aos negócios. As pessoas memorizam aquilo que despertam mais a sua atenção e um nome coerente acaba facilitando o consumidor a identificar a que mercado seu negócio pertence.

        7. Faça bastante pesquisas

        A pesquisa será fundamental no processo de criação do nome da sua empresa porque dessa maneira você vai poder conhecer melhor a estratégia dos seus concorrentes e o mais importante: saber o que seu público-alvo pensa.

        Não ignore essa etapa e antes de definir o nome final da sua empresa, faça pesquisas.

        Compartilhe este conteúdo:

                  

        É válido usar um gerador de nomes?

        Caso você ainda esteja encontrando dificuldades para criar nome de empresa ou queira ter mais uma opção para te ajudar nessa tarefa, você pode utilizar um gerador de nomes para despertar ainda mais sua criatividade.

        Não custa nada contar com uma ferramenta extra que poderá te dar à luz final para definir o nome da sua empresa.

        Confira alguns geradores de nome que você poderá contar para criar um nome de empresa inesquecível:

        • Oberlo;
        • Shopify;
        • Name Mesh;
        • Name Station;
        • Cool Name Ideas.

          Criei um nome de empresa, o que fazer agora?

          Com o nome da empresa criado, agora te perguntamos: você sabe como abrir uma empresa?

          Além da formalização do seu negócio, ou seja, obter o registro da sua empresa, é importante que você também faça o registro do nome da sua marca junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e assim você evitará plágios e cópias.

          Confira se já não existe uma empresa com esse nome, formalize seu negócio e boa sorte em sua jornada!

          Compartilhe este conteúdo:

                    

          Anúncio Desktop

          O que você achou desse conteúdo?

          Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer seu negócio.

          Sobre o autor:

          Dênis Ferreira – CEO da Sollide
          Especialista em Marketing Digital, cursou Publicidade e Propaganda na Uniube e EFB na Kaplan, NY. Tem no marketing digital para pequenos e médios negócios sua paixão e busca a inovação a todo instante.

          0 comentários

          Enviar um comentário

          O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *