Cores para logomarca: como escolher as melhores?

Aprenda sobre o significado das cores e como a escolha correta te ajudará a criar uma marca forte e conectada com a audiência. Confira!

19 jul 2021

Tempo de Leitura: 11 min.
cores para logomarca

Ao pensar nas melhores cores para logomarca, o poder do logotipo se torna ainda maior, porque ele torna a marca mais concreta e conectada com a audiência.

Não precisa ser um expert para compreender a importância da paleta de cores para a logomarca. As grandes empresas não escolheram as suas cores sem um bom motivo e se você quer que a sua marca cause impacto no mercado é fundamental ter isso em mente.

O estudo de cores para logomarca é um dos primeiros passos que você deve tomar antes de decidir qual será a sua paleta. É necessário estudar sobre a psicologia das cores e saber realmente como cada uma desperta o interesse nos consumidores.

No caso de marcas do ramo alimentício, a escolha do vermelho tem como uma de suas intenções despertar o apetite do seu público-alvo. Como podemos ver, funciona muito bem até hoje porque essa é uma das marcas mais bem-sucedidas do mercado.

A relação das cores com a marca

A identidade de marca é um dos processos mais importantes de toda empresa.

É um processo que demanda tempo e precisa ser muito bem estruturado para conseguir construir confiança com o público-alvo e criar defensores da marca.

O responsável por guiar a empresa com sucesso nessa jornada é o branding porque esse é o processo que mostra ao público quem é a marca e faz com que ela se torne conhecida e desejada pelas pessoas.

Se você ainda está dando os primeiros passos em sua empresa, como, por exemplo, precisa criar nome de empresa, definir as fontes para logotipo e está estudando a identidade visual perfeita para o seu negócio, não se esqueça do branding porque ele fará toda a diferença para a sua marca.

Sobre o logo, ele é parte integral de uma marca e é essencial definir com bastante conhecimento as cores para logotipo da empresa.

Conforme algumas pesquisas na área, a cor aumenta em 80% o reconhecimento da marca. Sendo assim, fica explícito que a combinação de cores para logomarca é parte fundamental para seu sucesso no mercado.

A relação das cores com as marcas de sucesso é muito nítida porque elas se importam muito com essa questão. Um bom exemplo é se a Coca-Cola decidisse mudar a cor do seu logotipo para verde e o Mc Donald’s para azul.

Isso mudaria completamente o modo como as empresas são percebidas e certamente diversos resultados negativos iriam lhes atingir.

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Como elaborar um esquema de cores para logomarca

Para você poder escolher as melhores cores para logomarca, jamais tome essa decisão de forma aleatória ou apenas considerando aquela nova cor que está na moda.

É preciso estudar e definir a paleta de cores para sua marca que realmente tenha conexão com o público, que transmita seus valores e traga o destaque devido ao logotipo.

Abaixo, confira algumas dicas importantíssimas sobre o que considerar na hora de escolher as cores para logomarca e aplicar corretamente em seu negócio.

1. Considere o seu público-alvo

Para definir corretamente as cores para logomarca, o primeiro passo é pensar no seu público-alvo.

Quem são eles? Para quem você quer vender seus produtos ou serviços? Quais emoções você quer estimular nessas pessoas?

Responda essas perguntas para começar uma análise mais profunda e você conseguirá definir a melhor paleta para a sua marca.

2. Aprenda como as cores afetam a emoção das pessoas

Como citamos acima, além de ser extremamente necessário estudar o significado de cores para logomarca, você precisa entender na base como as cores afetam nossas emoções.

Logo mais vamos dar alguns ótimos exemplos aqui para você entender o significado por trás das cores dos logotipos.

3. Considere algumas características específicas de cada persona

Se a sua empresa já tem uma persona definida, você vai entender melhor o que estamos querendo dizer.

Na hora de decidir a melhor combinação de cores para a sua logomarca, também é possível priorizar a escolha de acordo com um sexo específico ou faixa etária, por exemplo.

Tem cores que homens e mulheres gostam menos e se a sua empresa trabalha apenas com o público feminino ou masculino, vale a pena focar na preferência de cada sexo.

Em relação à faixa etária, conforme ficamos mais velhos, nossas preferências de cores também mudam. Sendo assim, se desejar, também utilize essas informações para te auxiliar.

4. Ignore seus gostos pessoais

Ao começar o processo de criação da paleta de cores, há grandes chances de você se deparar com cores que jamais pensaria utilizar em seu próprio negócio.

Aliás, esse é um dos maiores erros que empresários cometem na hora de escolher uma paleta de cores: se basear em preferências pessoais ao invés da psicologia de cores.

Não deixe que as suas preferências pessoais interfiram no sucesso do seu negócio porque aqui quem deve mandar é a psicologia e a sua persona.

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Significado de cores para logomarca

Chegou o momento de você conhecer melhor o significado de cores para logomarca e como a escolha certa faz toda a diferença para as empresas.

Talvez aquela cor que você gosta e adoraria usar em sua logomarca tenha, na verdade, um significado completamente diferente do que você imaginava para a psicologia das cores. Por isso, provavelmente você terá que optar por outras.

Confira abaixo uma tabela de cores para logotipo e como elas podem afetar o psicológico e as emoções das pessoas.

Branco

Automaticamente ao pensar no branco, pensamos em algo que transmite calmaria e paz. Correto?

Apesar de ser neutra, o branco é uma cor muito importante e pode ser usada como cor secundária para prover uma base clean para o seu logotipo ou até mesmo para gerar contraste.

Associações que o branco provoca: limpeza, clareza e pureza.

Vermelho

O vermelho é uma cor primária e que para muitos representa paixão ou raiva. Apesar disso, essa é uma cor popular e escolhida por muitas marcas.

Caso você tenha interesse em uma logomarca que provoque destaque e conduza diversão, essa é uma ótima opção.

Associações que o vermelho provoca: romance, calor, energia e amor.

Azul

Azul é uma cor que também representa paz para muitas pessoas e associamos a cor ao mar, o que provoca uma sensação de relaxamento e paz.

A cor cai muito bem para empresas da área médica visto que transmite serenidade e quando usado no tom mais escuro estimula profissionalismo e confiança.

Associações que o azul provoca: sofisticação, sabedoria e espiritualidade.

Amarelo

Uma cor bastante estimulante e que também provoca um ar espirituoso. O amarelo é ideal para marcas que não querem ficar ocultas no mercado e desejam se destacar das demais.

É bastante usado em cadeias de fast-food, mas não deve ser usado em excesso porque pode causar ansiedade.

Associações que o amarelo provoca: alegria, amizade, energia e positividade.

Roxo

O roxo é uma cor forte e que cria sensação de riqueza e luxo. É uma ótima escolha para quem deseja demostrar criatividade e é bastante usada por marcas que produzem produtos ou serviços de alta qualidade.

Associações que o roxo provoca: qualidade, veracidade e espiritualidade.

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Qual é a melhor combinação de cores para logomarca?

Agora que você conheceu o significado de algumas cores, vamos falar sobre as melhores combinações de cores para logomarca. Menos é mais e quanto menos você exagerar nas combinações e nas cores da sua paleta, melhor.

Veja agora alguns exemplos de combinações para te inspirar e ajudar na definição da sua paleta de cores:

  • Preto e laranja: animada e poderosa
  • Azul e amarelo: divertida e confiante
  • Pêssego e vinho: tranquilidade e elegância
  • Azul, amarelo e verde: esperteza e jovialidade
  • Marrom, marrom-escuro e bege: confiança

    Ferramentas para definir paleta de cores para logomarca

    Você deve estar ansioso para testar algumas combinações porque até aqui já sabe muito bem o poder das cores para sua estratégia.

    A criação da logo é uma das etapas mais importantes de uma empresa e você a utilizará em diversos documentos e materiais.

    Você pode optar por uma logo 3d ou logo vetor e utilizará a logo png para a criação de materiais para usar nas redes sociais e outros canais digitais. Portanto, a escolha correta das cores fará toda a diferença e é fundamental que ela se adapte bem a diferentes formatos.

    Anote as dicas abaixo e conheça algumas ferramentas que vão te ajudar a trabalhar a imaginação:

      Afinal, como escolher as melhores cores para logomarca?

      Após estudar mais profundamente e entender o significado das cores, você saberá como definir as melhores cores para sua logomarca não apenas considerando a forma como elas impactam o público, mas também ao saber responder qual é a imagem que você deseja passar ao consumidor.

      O entendimento sobre as cores + logomarca + significado será fundamental para te ajudar nesse processo tão importante para os negócios.

      A escolha de um bom logotipo e a combinação ideal de cores transmite a imagem da empresa no mercado e permite que os consumidores criem conexão e se identifiquem com a marca.

      Ao iniciar o processo de criação da logo e análise das melhores cores para logomarca, considere o que cada cor significa e representará para seu negócio porque a combinação correta provoca um impacto certeiro e duradouro.

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      Sobre o autor:

      Dênis Ferreira – CEO da Sollide
      Especialista em Marketing Digital, cursou Publicidade e Propaganda na Uniube e EFB na Kaplan, NY. Tem no marketing digital para pequenos e médios negócios sua paixão e busca a inovação a todo instante.

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