Como melhorar sua produtividade no trabalho

Dificilmente encontraríamos alguém plenamente satisfeito com sua produtividade no trabalho. É comum termos a sensação de que poderíamos fazer mais e melhor. E geralmente isso é verdade, pois é difícil resistir a todas as distrações. As últimas tecnologias trouxeram novas maneiras de perder tempo. A internet é constantemente a causa de atrasos no trabalho ou até adiamento de tarefas. Para isso, existem técnicas e métodos de trabalho que são simples e você só precisara adequar aos seus hábitos.

Selecionamos as melhores dicas de produtividade no trabalho, que além de evitarem a perda de tempo, aumentam e muito seu desempenho, ampliando assim suas chances de sucesso

 

 

Respeite os ciclos naturais

Todos nós possuímos ritmos de trabalho específicos que determinam a produtividade. Observe seu corpo para descobrir em quais horas você é mais produtivo. Deixe as tarefas mais intensas para esses horários e utilize as horas nas quais seu corpo está lento para descansar ou se divertir. Ao respeitar o seu ciclo natural, você aumentará o ritmo de produção e até mesmo a qualidade do trabalho.

 

Prepare o ambiente de trabalho

É comum negligenciarmos a organização do nosso ambiente de trabalho. E quando há bagunça, desarrumação ou algo fora do lugar, nossa forma de ver o trabalho é afetada. Quando há caos no exterior, não é de se estranhar que nosso interior também fique caótico.

Logo após chegar ao trabalho, faça uma “pré-organização” no seu escritório. Deixe tudo no lugar e mantenha seu espaço limpo. Ao transformar seu ambiente num lugar aconchegante, até a qualidade do trabalho aumenta. Utilize fotos de pessoas queridas, plantas e bonecos de seus personagens favoritos para deixar seu ambiente de trabalho mais confortável.

 

Esvazie a mente de tarefas

No papel ou no celular, escreva tudo aquilo que você precisa fazer, mas está protelando. Depois que tiver tirado todas as tarefas da cabeça, comece a pôr em prática uma a uma. Use a Regra dos Dois Minutos: faça já todas as tarefas que levam no máximo 2 minutos para serem concluídas. Como o tempo é pouco, não há por que deixá-las para depois. Concentre-se nisso que em poucos minutos você já terá realizado uma boa parte das tarefas adiadas.

 

Estipule prazos finais para tarefas

Os prazos finais são geralmente impostos pelos chefes. Mas também funcionam muito bem se você os impor a si mesmo. É uma tendência natural usarmos todo o tempo estipulado para cumprirmos uma tarefa. Se você agendar duas horas para concluir um trabalho, você irá utilizar duas horas. Mas se agendar 2 dias, irá utilizar os 2 dias. Por isso, determine horários curtos para a realização das tarefas.

 

O mais importante primeiro

Após tomar seu café, você precisará escolher quais tarefas irá realizar primeiro. Você pode fazer as tarefas que demandam apenas 2 minutos que citamos acima, mas logo depois, não hesite em optar pelas mais importantes. Se você deixá-las para outra hora, gastará sua “melhor” energia com tarefas não tão importantes ou até mesmo poderá se distrair com as pessoas ao redor, sendo que quando precisar realizar as tarefas importantes, não terá o mesmo desempenho que teria se começasse por elas. Quando você aplica essa regra, o ritmo e a velocidade do trabalho melhoram.

 

Crie intervalos

Tentar evitar qualquer distração é praticamente impossível, mas você pode reservar uns minutos para a “perda de tempo”. E existem métodos para isso. Um exemplo é a técnica do Pomodoro, que divide o tempo de trabalho em frações de 25 minutos, com intervalos de 5 entre elas. Algumas pessoas utilizam uma variação dessa técnica com sucesso, trabalhando em tempos de 10 minutos e descansando 2 minutos. Isso é feito cinco vezes, fechando uma hora completa, com 50 minutos de trabalho e 10 de descanso.

 

Tenha listas de ações

As listas são ótimas para ajudar na organização e, consequentemente, na produtividade no trabalho. Você pode fazer uma lista com todas as tarefas de casa, trabalho, faculdade, etc. Utilize também uma lista com tudo aquilo que você deseja fazer nos intervalos que você estipulou. Quando se deparar com um vídeo que deseja ver mais tarde ou um texto para ler, inclua-os na lista. Você também pode criar listas com projetos, metas e objetivos de longo prazo. Mas não se esqueça de checá-las com frequência, do contrário nada adiantará.

 

Cuide do corpo

A última dica é um tanto óbvia, pois não adianta você querer melhorar a produtividade no trabalho se não respeitar seu corpo, que é seu motor de trabalho. Durma as horas suficientes para a sua idade e se alimente de maneira saudável. Além disso, mantenha-se muito hidratado com água e pratique exercícios com certa frequência. Você ficará impressionado com o impacto que isso terá na sua produção.

Anúncio:

Jatinho com Logotipo da Sollide Logo

 

O que você achou desse conteúdo?

Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer seu negócio.

Sobre o Autor:

Dênis Ferreira - CEO da Sollide - especialista em Marketing Digital, cursou Publicidade e Propaganda na Uniube e English for Business na Kaplan, New York – Empire State. Dênis tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação a todo instante.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *