Como criar um site? Aprenda em 3 passos.

Hoje é obrigação de qualquer empresa estar presente na internet, e para isso é preciso criar um site que seja bonito, funcional e fácil de navegar. Mas por onde começar?

Se você tem uma empresa, mas ainda não tem um site próprio, é bem possível que pelo menos uma vez você já tenha pesquisado como criar um site. Pode parecer um bicho de sete cabeças, mas saiba que hoje é bem possível que qualquer pessoa leiga em criação ou programação faça seu próprio website em casa. Continue esta leitura e aprenda a superar as dificuldades do processo.

Primeiro passo: definir meu objetivo para criar um site.

Primeiramente, se você quer criar um site, primeiro é preciso definir ‘para que’ você quer um site. Pode ser que você precise de um lugar para mostrar seus serviços ou até mesmo vender online. Da mesma forma, pode ser que você precise de um site para publicar artigos e conteúdos relevantes ou um que sirva de catálogo para seus produtos. Sob o mesmo ponto de vista, pode ser simplesmente porque você acha legal ter um site, não é mesmo? Bom, então vamos entender um pouco mais sobre os principais tipos de sites existentes.

Websites

O tipo mais comum e mais procurado por quem deseja criar um site para sua empresa ou negócio. Ele pode conter textos, galeria de fotos, vídeos, formulário de contato e uma infinidade de opções que podem variar de acordo com o seu objetivo. Criar um site simples hoje é muito fácil. Existe um software chamado Mobirise, por exemplo, que permite que você monte seu site como se montasse com ‘peças de lego’, encaixando e personalizando os blocos de cada sessão do site. No final, o próprio software sobe o site no ar por FTP e publica de maneira bem simples e intuitiva. Da mesma forma, dependendo a sua necessidade, pode ser que o Mobirise não te atenda plenamente, sendo necessário partir para uma plataforma mais robusta, como por exemplo, o próprio WordPress, que além de ser otimizado para Blog, também funciona com todo tipo de projeto.

Lojas virtuais

Também chamadas de e-commerces, as lojas virtuais são exatamente o que o nome diz: um lugar virtual onde você pode comprar produtos ou serviços. Elas possuem catálogos de produtos, integração com meios de pagamento e sistema de logística integrado. Dos tipos de site, esse é um que demanda um alto nível de detalhes, afinal, é preciso que a experiência de compra do consumidor seja 100% assertiva e livre de falhas. Criar um site que funcione como um e-commerce não é simples nem barato, por outro lado, dependendo do tamanho do seu negócio, existem hoje sites que oferecem plataformas prontas para te atender, como por exemplo a Minestore.

Essa plataforma já vem integrada com os principais meios de pagamento do mercado, como PayPal, PagSeguro e MercadoPago, e interface intuitiva que permite que você suba suas fotos e descrições de maneira simples e descomplicada. E tudo isso sem mensalidade, apenas sendo cobrada uma taxa por venda. Nesse ínterim, se sua empresa exige um e-commerce mais robusto e com detalhes, vale a pena criar um site do zero.

Blogs

Muito populares na década passada, os blogs hoje perderam um pouco do seu espaço para o Youtube no quesito entretenimento. Porém, quando se fala em autoridade no assunto e relevância, o blog ainda tem um papel fundamental. Além de manter o leitor atualizado com conteúdos originais, ele faz com que o site apareça melhor nos resultados de pesquisa no Google, aumentando as buscas orgânicas. O WordPress é a plataforma mais popular nesse segmento, logo, conta com inúmeros temas prontos para você usar e plugins que facilitam na hora de criar o seu blog.

Segundo passo: criar um site com domínio personalizado.

Objetivo escolhido, agora é hora de escolher um domínio. A princípio, o domínio nada mais é do que endereço do seu site na internet. Dessa forma, se for uma marca, é o nome da marca seguido de .com.br (ou apenas .com). Porém, você pode ter um site sem ter um domínio próprio, por exemplo, se você criar sua página no Wix, seu domínio ficará nomedeusuário.wixsite.com, ou no WordPress nomedeusuário.wordpress.com. Só que, convenhamos, criar um site com domínio .com.br é muito mais profissional, não é mesmo? Então bora criar um. Antes de mais nada, é preciso checar se o domínio que você escolheu está disponível.

Para isso, utilize o Registro.br. Se estiver disponível, você pode comprar o domínio ali mesmo por apenas R$40, válido por 1 ano. Se não estiver, você pode utilizar outros sufixos como art.br, ind.br e alguns outros, ou procurar um que ainda não esteja em uso. Mas existem sites de hospedagem que já oferecem o domínio incluso no preço. É deles que vamos falar agora.

Terceiro passo: criei meu site, agora preciso hospedá-lo.

Assim como na construção de uma casa, para criar um site é preciso ter um ‘terreno’. No caso, um servidor onde ele ficará hospedado. Frequentemente, a maioria dos servidores cobra uma taxa anual de acordo com as suas necessidades. Existem planos menores para sites simples ou maiores, oferecendo mais recursos para sites grandes e complexos. As duas opções mais populares são o Locaweb e o Hostgator e ambos oferecem um domínio exclusivo já incluso no pacote. Após comprar o domínio você já pode, em síntese, subir seus arquivos ou construir o site direto na plataforma de hospedagem.

O Hostgator, por exemplo, conta com inúmeros aplicativos que te ajudam a fazer um site do zero por ali mesmo, clicando, arrastando, inserindo fotos, vídeos e textos, tudo muito simples e intuitivo. É claro que, sabendo um pouco de programação, o trabalho acaba ficando muito mais bonito e profissional, mas o que queremos mostrar aqui é que ter um site hoje é algo acessível para todos.

Em suma, agora que você já conhece os três passos básicos para criar um site, é hora de tirar a sua ideia do papel e botar na rede, não é mesmo? E caso você queira um site 100% original e feito de maneira profissional com tudo aquilo que você precisa, conte com a Sollide. Nossa equipe possui grande experiência no ramo, atendendo clientes dos mais diversos setores e oferecendo sites de primeira. Quer saber mais sobre esse assunto? Dá uma lida neste artigo que fala sobre conteúdos de site. Enfim, se você se interessou, entre em contato conosco e faça um orçamento. Até a próxima!

Anúncio:

Jatinho com Logotipo da Sollide Logo

 

O que você achou desse conteúdo?

Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer seu negócio.

Sobre o Autor:

Dênis Ferreira - CEO da Sollide - especialista em Marketing Digital, cursou Publicidade e Propaganda na Uniube e English for Business na Kaplan, New York – Empire State. Dênis tem no empreendedorismo sua paixão e busca a inovação a todo instante.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *