Descubra qual o tamanho e o que colocar no seu cartão de visita

São 2 tamanhos: o padrão americano 8×5 centímetros e o padrão brasileiro 9×5 centimetros.

Está na dúvida se o cartão de visita é uma estratégia eficiente ou não para seu negócio? Leia nosso guia completo e confira as vantagens do cartão de visita e como ele pode te ajudar a escalar suas vendas!

18 jun 2021

Tempo de Leitura: 11 min.
cartão de visita

O cartão de visita ainda é um item indispensável para qualquer negócio

Você possui um cartão de visita para o seu negócio? Por mais que pareça ser uma prática antiga, ele carrega uma alta importância visto que gera networking e impulsiona novas parcerias para empresas e profissionais.

Utilizá-lo ainda é uma forma bastante efetiva de fazer novos negócios porque quando é materializado um impresso com informações primordiais de uma empresa, os seus resultados podem escalar uma vez que a captação de clientes vai aumentar.

E se o cartão de visita contar com um visual atraente, causará uma boa lembrança para todos aqueles que o receberam.

Para você poder entender melhor como o cartão de visita é ainda uma peça fundamental para o desenvolvimento dos negócios, continue a leitura para conhecer todos os seus benefícios e a sua importância. Vamos lá!

Afinal, ainda é válido utilizar cartão de visita?

Sem dúvidas! Por mais que a tecnologia esteja cada vez mais inserida em nossa rotina, muitas pessoas ainda dão muito valor ao contato pessoal e ao modo antigo de fazer negócios.

A facilidade que a tecnologia trouxe para as nossas vidas é inenarrável, mas contar com um cartão de visita pode fazer toda a diferença para o seu negócio. Afinal, uma de suas principais funções é realizar o contato entre a empresa e clientes potenciais.

Como fazer um cartão de visita?

Atualmente é possível criar um ótimo cartão de visita através de programas como o Illustrator ou Corel Draw. Mas se você não tiver intimidade a área de design, conte com um designer gráfico ou preferencialmente uma gráfica especializada para efetuar o serviço completo para você.

Aliás, essa não deve ser a primeira etapa da criação de um cartão de visita. Você deve considerar outras questões anteriormente porque ele deve ser criativo e bem produzido porque isso agrega bastante para o branding da empresa.

É preciso consultar o manual de identidade visual, pois ali é que constará todas as regras fundamentais para te orientar a utilizar a marca não apenas nas plataformas digitais (como na assinatura de e-mail), mas também em impressos em gerais como no papel timbrado e claro, no cartão de visita.

Em suma, a identidade visual é o conjunto de todos os aspectos visuais que acompanham uma empresa, produto ou serviço. Isto é, a partir dela é elaborado as fontes para logotipo e as cores para logomarca, por exemplo.   

Você também deve considerar a sua persona, ou seja, analisar o perfil do seu cliente ideal e elaborar o seu cartão de visita conforme os seus gostos e preferências.

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O que inserir no cartão de visita?

É preciso fazer os clientes se lembrarem de você e da sua empresa. Você pode optar por um designer mais moderno e inserir até mesmo uma logo 3D.

Mas o que não pode faltar de maneira alguma em seu cartão de visita são os seguintes itens:

  • Nome ou logo da empresa: insira sem exageros, mas lembrando que essa será a base da comunicação com aqueles que receberem seu cartão de visita.
  • Cargo: geralmente fica abaixo do nome e representa o que a sua empresa oferece, o que em muitos casos poderá ser identificado automaticamente através da logo.
  • Contatos: informe seu contato de maneira clara para que não fique nenhuma dúvida em como as pessoas podem entrar em contato com você. Insira telefones, e-mail e as redes sociais.

Por outro lado, algumas informações não precisam fazer parte do seu cartão de visita, são elas:

  • Foto pessoal;
  • Linguagem promocional;
  • Frases religiosas;
  • Fotos do produto da empresa.

Menos é mais na hora de produzir o cartão de visita porque assim a leitura das informações importantes não é prejudicada e ele possa cumprir com a sua principal função: cativar a atenção daqueles que o receberem para um futuro contato de trabalho.

Qual é a melhor opção: cartão de visita impresso ou digital

As duas são ótimas opções, mas você pode optar por aquele que tem maior relação com seu tipo de negócio.

Uma empresa da área ambiental provavelmente não optaria por um cartão de visita impresso devido às questões sobre o meio ambiente. Mas, ainda assim poderia ter seu cartão de visita impresso se o papel utilizado for reciclado.

Caso seu objetivo seja aumentar o tráfego dos seus canais digitais, sem dúvidas o cartão de visitas virtual será a melhor opção.

E se você quiser juntar a funcionalidade das duas opções, é possível criar um cartão de visita impresso que utiliza tecnologias digitais, ou seja, QR codes que levam as pessoas até o destino desejado na rede.

Portanto, na hora de escolher a melhor opção para o seu negócio, analise primeiro o perfil do seu cliente para entender em quais canais ele está mais presente e prefere utilizar para se comunicar.

O que um bom cartão de visita deve ter?

O modelo em que seu cartão de visita for produzido irá fazer toda a diferença para atrair potenciais clientes e fortalecer o branding da sua empresa.

Se uma padaria fabricar cartões para seus clientes e possíveis parceiros, eles podem brincar com o sentido dessas pessoas e escolher um modelo em formato de pão ou de um biscoito. Como esquecer um cartão de visita em um modelo tão marcante assim?

Então para que você possa ter um cartão poderoso e que traga realmente resultados para a sua empresa, confira itens que não podem faltar em um bom cartão de visitas:

  • Material de qualidade;
  • Manter a identidade visual da empresa para aumentar o poder da lembrança das pessoas com a sua marca;
  • Utilização de cortes criativos;

Inserir tecnologias digitais como QR code ou realidade aumentada.

Qual o tamanho de um cartão de visita? 

São 2 tamanhos: o padrão americano 8×5 centímetros e o padrão brasileiro 9×5 centimetros.

Cada gráfica usa um padrão, por isso é bom se informar antes se a gráfica que escolher usa um tamanho específico ou se tem as duas opções. Várias pessoas preferem o padrão de 8×5 por ser mais fácil de guardar na carteira e outras preferem um cartão um pouco maior de 9×5 onde é possível aumentar a letra e distribuir melhor o conteúdo.

3 benefícios do cartão de visita para a sua empresa

Chegou o momento de você conhecer alguns dos principais benefícios do cartão de visita para o seu negócio.

Algumas de suas características mais importantes e que faz toda a diferença é que ele fortalece o branding, passa credibilidade e faz com que as pessoas lembrem de você e da sua empresa.

Imagina que você entregou seu cartão de visita para uma pessoa e futuramente ela precisa de alguém que realiza exatamente o serviço da sua empresa. As chances de ela lembrar e fechar com você só aumentam.

Confira abaixo três razões para você não perder mais tempo e criar seu cartão de visita quanto antes!

1. Custo-benefício

Essa sem dúvidas é uma das melhores vantagens do cartão de visita: é um produto acessível e que pode gerar ótimos retornos para as empresas.

Você pode imprimir cartões de visitas por um valor bem menor do que precisaria para investir em outras ações de marketing como amostras de produtos e anúncios publicitários. O seu custo-benefício é extraordinário e pode ser encaixado em qualquer orçamento empresarial sem grandes problemas.

Sendo assim, por que não criar e ter sempre disponível para você entregar a clientes potenciais? Aliás, eles são uma ótima fonte de fazer com que uma empresa ganhe força em seu posicionamento e design, ou seja, atraindo ainda mais atenção para seu negócio.

2. Fechar negócios

Apesar de o cartão de visita ter sido criado para ser esse pequeno pedaço de papel, que é fácil de ser guardado no bolso ou na carteira e que consta informações de contato da empresa ou do profissional, ele pode fechar grandes negócios.

É claro, conforme o tempo foi passado, os cartões de visita se modernizaram e se tornaram ainda mais criativos. E é essa a intenção que você deve buscar ao criar o seu e escalar as vendas da sua empresa, isto é, se destacar dos outros e conseguir visibilidade.

Você pode levar seus cartões de visita para qualquer lugar e assim estará sempre pronto para promover seu negócio quando a oportunidade surgir. Afinal, não temos como prever quando uma boa oportunidade surgirá e para isso é preciso estar sempre preparado.

Por mais que estejamos vivendo em uma era completamente digital e que para alguns, o cartão de visita não parece ser mais uma boa estratégia de marketing, nada apagará a importância da troca de experiência e contato face a face entre as pessoas.

Em um mundo em que muitos ficam deslocados porque as outras se interessam apenas pelo mundo digital, um bom cartão de visitas pode se tornar a porta de entrada para despertar conversas.

3. Construção da marca

Outro motivo que faz com que os cartões de visita sejam tão importantes para os negócios é o seu poder de estabelecimento das marcas. Mas como isso acontece? Ele faz com que uma marca seja reconhecida mais facilmente!

Para isso acontecer, o cartão de visita precisa ser bem-sucedido e conter as informações de contatos necessárias, logotipo da empresa, slogan de publicidade, ou seja, tudo para facilitar o reconhecimento do seu negócio e você ser facilmente encontrado.

Se você quiser adaptar seu cartão de visita para o mundo tecnológico, saiba que atualmente é possível utilizar QR code nos cartões em que ao ser digitalizado por um smartphone, direcionará os clientes para o destino desejado com as suas informações de contato.

O que achou dos benefícios do cartão de visita para o mundo dos negócios? Muitos profissionais subestimam sua importância, mas ele carrega funções excepcionais como promover o desenvolvimento dos negócios e gerar uma identidade da marca.

Além disso, por mais que o marketing digital tenha chegado para ficar, o marketing tradicional ainda é altamente poderoso. Portanto, não fique de fora e otimize o seu negócio.

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Sobre o autor:

Dênis Ferreira – CEO da Sollide
Especialista em Marketing Digital, cursou Publicidade e Propaganda na Uniube e EFB na Kaplan, NY. Tem no marketing digital para pequenos e médios negócios sua paixão e busca a inovação a todo instante.

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