Branding: o que é e como criar uma marca com propósito

Aprenda a criar uma marca incrível, bem-posicionada e que seja totalmente desejada pelos consumidores. Saiba agora o que é branding e a sua importância!

23 jun 2021

Tempo de Leitura: 10 min.
branding

Branding é o conjunto de ações integradas ao propósito, valores da marca e posicionamento.

Provavelmente você já ouviu falar nessa estratégia, mas pode não saber muito bem do que ela se trata. Em tempos de redes sociais, esse é um dos assuntos mais comentados atualmente e distribuídos em postagem no Instagram.

O branding carrega um peso enorme porque essa estratégia desperta sensações e cria inúmeras conexões entre o público e a marca, o que fará toda a diferença na decisão de compra do cliente.

Pense agora em uma marca. O que veio em sua mente? Certamente o seu logotipo, sons, formas e até mesmo alguma lembrança pessoal que você tenha dela. E é exatamente essa a função do branding.

Confira agora a sua importância, como essa estratégia pode transformar a sua empresa e diferenciá-la da concorrência. Boa leitura!

O que é Branding?

Branding é o conjunto de ações integradas ao propósito, valores da marca e posicionamento. Essa estratégia visa despertar sensações e criar conexões entre pessoas e marcas.

Isto é, conexões conscientes e inconscientes que serão fundamentais para que o consumidor opte por sua marca no momento de decisão de compra.

A gestão do branding requer um planejamento de longo prazo para ser criado e gerenciado da maneira correta os elementos da identidade visual de uma determinada marca para que, desse modo, seja potencializado a percepção da empresa na mente das pessoas.

Em suma, existe uma série de ações que devem ser planejadas e executadas para que seja alcançado os resultados desejados para a sua empresa.

Branding envolve marketing, mas não pense que é só isso. Essa estratégia vai muito além e tudo o que envolve o manual de identidade visual da marca, por exemplo, deve ser muito bem elaborado e trabalhado.

O que é marca?

Agora que você já sabe o que é branding e a sua importância para a empresa, vamos entender o que é marca.

Apesar de muitos pensarem que a marca é só o logotipo ou nome, ela tem grande importância porque carrega sentimentos e experiências com determinado produto ou serviço que a sua empresa oferece.

Esse processo de identificação com uma marca acontece de modo individual visto que cada pessoa compreende a sua marca e o seu propósito de diferentes maneiras. Isto é, baseia-se em contextos culturais, sociais e econômicos de cada pessoa. Além disso, engloba todas as experiências que ela teve com a marca.

Em resumo, a marca envolve tudo aquilo que representa um negócio, desde o seu slogan até um som característico. Por exemplo: o ronco de uma moto Harley Davidson é parte da sua marca e o seu barulho é até mesmo patenteado. Você sabia?

Outro exemplo é a Adidas e as suas três listras. Podemos reconhecer a marca em qualquer lugar do mundo.

A marca não está apenas ligada aos seus sons, mas também as suas cores, formas e tipografia. E é por isso que a sua marca deve trabalhar o branding, ou seja, poder se diferenciar dos concorrentes e se tornar única no mercado.

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Qual é a diferença entre logo e branding?

A única maneira em que uma marca pode se posicionar bem no mercado é definindo bem a sua identidade visual.

Sendo assim, é partir dos padrões que as empresas determinam para o negócio é que o público começa a compreender o seu perfil e valores.

Para isso, deve ser analisado várias questões importantes como, por exemplo, a persona (qual é o perfil do seu cliente ideal?), quais cores para logomarca serão utilizados e quais serão as fontes para o logotipo?

É preciso compreender que por mais que o logotipo não seja indispensável, ele não é o único responsável pela comunicação da marca. Aliás, ele é somente um dos elementos que fazem parte da identidade de marca.

Enquanto a logo é a marca visual de uma marca, o branding junta toda a experiência emocional e a conexão que uma pessoa constrói com seu negócio. O logotipo faz parte do desenvolvimento do processo de branding e é um dos seus principais resultados.

Benefícios da gestão da marca

Apesar de esse processo trazer inúmeros resultados para a sua empresa, a gestão de marca requer atenção porque é necessário contar com uma equipe qualificada para ser construído uma marca coerente e com identidade forte.

Os canais de comunicação da empresa devem estar muito bem interligados para que o processo de branding alcance seus objetivos e claro, o negócio continue atraindo clientes e vendendo.

Para isso, é fundamental compreender exatamente quem é a sua empresa e quais são os seus valores.

Alguns dos benefícios da gestão de marca são:

  • Fidelidade do público;
  • Maior valor ligado a marca;
  • Aumento da confiança;
  • Fixação na mente do consumidor.

4 estratégias de branding para o seu negócio

Chegou o momento de aprender a fazer branding para a sua empresa porque com a evolução da internet e grande influência das mídias digitais na vida das pessoas, milhares de marcas precisam lidar com o aumento da concorrência e a aplicação do branding é que pode fazer toda a diferença.

1. Construção da marca

Essa deve ser a sua primeira etapa a seguir e lembrando que é também uma estratégia obrigatória.

Para que as outras etapas funcionem, não ignore a etapa de construção da marca. Aliás, ela envolve dois elementos, ou seja, como a marca vai se comunicar com seu público interno (identidade visual) e público externo (posicionamento).

Identidade visual

A identidade visual engloba as cores, logo, manual da marca e a sua tipografia. Você pode contar com um designer gráfico para a elaboração da logomarca ou utilizar programas como o Corel Draw ou Illustrator para criar por conta própria.

Além disso, você pode optar pela criação de uma logo 3D ou logo vetor. Para a sua utilização em artes para redes sociais, utilize o formato logo png.

Posicionamento

Para criar uma marca com propósito e que saiba se posicionar no mercado, você precisará construir:

  • Valores;
  • Tom de voz;
  • Canais;
  • Linguagem;
  • Conteúdo.

Outro detalhe importante é que todas essas demandas deverão ser construídas com base em sua persona. Você precisa saber qual é o perfil do cliente ideal do seu negócio.

2. Marketing promocional

Ações de marketing promocional colaboram para aumentar a percepção da marca para o público e tem o intuito de aumentar as vendas da empresa.

Essas ações provocam o desejo de compra nas pessoas (para aquelas que tiverem o primeiro contato com a marca) e a volta daqueles que já consumiram o seu produto ou serviço.

Para isso, você pode aplicar algumas ações em sua empresa como a utilização de papel timbrado ao fazer a distribuição de impressos importantes relacionados a empresa, aplicação do logotipo na assinatura do e-mail ao se comunicar com os clientes, amostras grátis e até mesmo degustação de produtos. Explore bastante a identidade visual da marca nessas ações.

3. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de marketing que mais favorecem o branding porque aqui é trabalhado a construção de conteúdo de valor para a audiência.

Aliás, uma das melhores maneiras de construir uma imagem positiva para a marca é fornecendo conteúdos relevantes e que sejam efetivos para a audiência, ou seja, o conteúdo deve tirar suas dúvidas e trazer soluções.

Essa estratégia pode ser utilizada para reforçar os valores da marca e pode ser aplicada a partir de textos nas redes sociais, blogs, e-books, estudos de caso, infográficos e outros formatos. Aliás, os formatos devem ser sempre definidos com base nos gostos da persona e nos canais em que ela está presente.

4. Mídias sociais

As mídias sociais não devem ficar fora da estratégia de branding se você quiser construir uma marca com propósito que conquiste definitivamente o coração dos consumidores.

Atualmente é difícil encontrar uma pessoa que não esteja presente nas redes sociais e milhares de marcas encontraram nelas a chance de construir seu branding e se relacionar melhor com a sua audiência.

E devido ao crescimento dessas plataformas, muitas pessoas optam por elas na hora de consumir conteúdos, compartilhar informações com os amigos e até mesmo fazer reclamações. Aliás, esse é um dos principais motivos que uma marca não deve ficar de fora das redes sociais: saber o que as pessoas estão falando dela.

Sendo assim, use as mídias sociais para:

  • Interagir com a sua audiência. Responde aos seus comentários, sendo eles positivos ou não.
  • Criar artes para as redes sociais que reforcem a identidade visual da marca, focando na sua logo e cores.
  • Fornecer conteúdo de valor para educar a audiência quanto ao mercado, seu posicionamento e sobre os seus produtos ou serviços.

Uma boa maneira para elaborar uma estratégia de branding eficiente para a sua marca é realizando um brainstorming (na tradução livre, tempestade de ideais). Afinal, essa técnica é utilizada por empresas de diferentes nichos para elaborar novas ideias e projetos.

Viu como é importante investir em sua marca para que ela conquiste ainda mais o mercado e novos clientes? Comece agora a aplicar os conceitos do branding e não se esqueça que é a partir dessas estratégias que a sua empresa poderá se tornar a líder em seu mercado.

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Sobre o autor:

Dênis Ferreira – CEO da Sollide
Especialista em Marketing Digital, cursou Publicidade e Propaganda na Uniube e EFB na Kaplan, NY. Tem no marketing digital para pequenos e médios negócios sua paixão e busca a inovação a todo instante.

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