Como criar uma Assinatura de Email profissional para a sua marca?

A assinatura de email se trata de um elemento fundamental nas estratégias de e-mail marketing. Ela é uma ferramenta que consolida a seriedade do seu negócio perante o cliente, evitando que ele ignore sua mensagem. Veja agora como ela funciona na sua estratégia de marketing.

2 ago 2021

Tempo de Leitura: 11 min.
brainstorming

A assinatura de email é, de certa forma, o seu cartão de visitas no meio digital.

Presente na mensagem por e-mail, a assinatura de email possibilita que uma imagem profissional seja passada ao usuário, de forma que sua marca seja encarada com mais seriedade.

Ela dá um perfil mais sólido para a empresa, permitindo que sua mensagem tenha mais credibilidade e evitando que o usuário ignore-a. Trata-se de parte de uma comunicação mais forte com clientes e parceiros.

Mas o que colocar na assinatura do e-mail? Como fazê-la? Prossiga com a leitura e veja mais sobre isso agora!

O que é assinatura de email e qual sua importância para a imagem profissional da empresa?

A assinatura do e-mail se trata de uma mensagem personalizada que é colocada ao final do texto de seu e-mail. Nela, estão os dados mais importantes para contato com sua empresa, com imagens e textos.

Pode ser incluído, por exemplo, o logotipo da sua empresa, uma foto digitalizada da sua assinatura manual e outras informações que confirmam sua credibilidade. A presença de uma assinatura transparece mais comprometimento para com seus clientes e parceiros.

Como dito anteriormente, a assinatura é o seu cartão de visita. Ela entrega as principais informações que o público precisa, enquanto constrói a primeira impressão visual sobre sua empresa.

Afinal, a assinatura, assim como o cartão de visitas, faz parte da sua identidade visual.

Por que é tão relevante a assinatura para ter um e-mail profissional?

A assinatura age como o seu agente de divulgação e confirma a reputação que sua empresa possui digitalmente.

A assinatura deve seguir a linha do manual de identidade visual, que define as regras e convenções para outros projetos gráficos: o próprio cartão de visita, o folder, o papel timbrado e outros que podem conter a assinatura.

A ideia é que a assinatura continue perpetuando a identidade visual da empresa, de forma que ela seja mais facilmente lembrada pelo público.

    Compartilhe este conteúdo:

              

    assinatura de email o que colocar

    O que colocar na assinatura do email?

    Como já percebeu, a assinatura possui duas funções principais: atrair a atenção do leitor pela identidade visual e transmitir informações sobre você, que são relevantes para captar o contato.

    Para entregar isso, o designer gráfico precisa garantir os elementos certos de uma assinatura:

    • Nome e título da empresa;
    • Informações para contato;
    • Links para redes sociais;
    • Logotipo ou foto;
    • Mobile friendly;
    • Design agradável.

    Outras informações podem ser inseridas, mas não deve tornar a assinatura muito longa. Afinal, as pessoas tendem a ignorar assinaturas com muita informação.

    Além disso, evite informações que são irrelevantes para o leitor, como citações na assinatura. Seja sucinto na criação dela.

    Mas para entender melhor sobre a criação, veja mais sobre o que colocar na assinatura do e-mail. Além disso, entenda sobre como colocar de forma que a assinatura tenha o impacto esperado.

      Nome e título da empresa

      Se representa uma empresa, você deve introduzir o seu nome e o título dela. É importante a presença de um nome para tornar a mensagem menos impessoal. Caso atue por conta própria, basta colocar o seu nome para identificação.

      Também coloque o seu cargo e área de atuação, principalmente se atua por conta própria.

      Informações para contato

      Entre as informações para contato, você deve incluir ao menos um telefone e o seu site – se possível, adicione também o endereço de e-mail. Contudo, se esse último tornar a assinatura longa demais, corte-o.

      Links para redes sociais

      Outra fonte de contato são as redes sociais, que devem ser escolhidas a dedo para fazer parte da sua assinatura. O ideal é que use das logos clicáveis ao invés de colocar os links, afinal, a assinatura não pode ficar enorme.

      Logotipo e/ou foto sua

      Tanto o logotipo, quanto sua foto, são opções que pode incluir ou não. O logotipo é interessante para a empresa firmar sua presença digital, enquanto as fotos tornam o texto mais assertivo e menos impessoal.

      Mobile friendly

      Outra característica que deve fazer parte da sua assinatura é o elemento mobile friendly. Afinal, o número de dispositivos móveis aumentou no Brasil, o que torna maior a chance do destinatário abrir seu e-mail pelo celular.

      Com o elemento mobile friendly inserido na assinatura, você consegue entregar as informações para qualquer tela.

      Design agradável

      Apenas letras e números pouco chamam a atenção do leitor. Por isso que é essencial utilizar de formatos criativos no design da assinatura. Com a tecnologia de hoje, é possível adotar inúmeros estilos, com diferentes cores e elementos gráficos.

      assinatura de email atrativa

      Como fazer uma assinatura de email atrativa?

      Numa assinatura de e-mail, é possível adicionar diversos elementos visuais e formatos de texto. Além disso, é possível adotar diferentes tamanhos, apesar de existir um tamanho ideal – nem muito grande, nem muito curto.

      Contudo, apesar do número de possibilidades ser alto, você deve adotar uma assinatura que seja condizente com o perfil da sua empresa. Dessa forma, precisa ter em mãos todas as informações necessárias para atrair o usuário e permitir contato.

      E quais são as principais dicas para montar a assinatura de e-mail ideal?

      • Adotar o melhor tamanho para a assinatura de e-mail
      • Incluir imagens, fotos e logos;
      • Escolher a fonte de texto mais simples e legível;
      • Adotar uma paleta de cores coerente com sua marca;
      • Usar de Call To Action (Chamada para Ação) no texto;
      • Use de um construtor parar criar a sua assinatura.

        Adotar o melhor tamanho para a assinatura de um e-mail

        O tamanho da assinatura de um e-mail deve ser menor para as informações que traz. Se possível, escreva de 3 a 4 linhas. Nessas linhas, você apresentará:

        • Nome;
        • Função e/ou nome da empresa (com site da marca clicável);
        • Telefone;
        • Redes sociais

        Você pode adicionar mais linhas para personalizar, mas sempre tenha em mente que deve ser sucinto no tamanho da assinatura de um e-mail.

        Incluir imagens, fotos e/ou logos

        Para tornar a assinatura mais objetiva, adote imagens, fotos e logos que despertem uma maior lembrança no usuário. Em logos, utilize de cores mais vivas e realistas. Em imagens e fotos, traga sentimentos bons, como o de um sorriso.

        Escolher a fonte de texto mais simples e legível

        Na fonte de texto, adote a estratégia do menos é mais: a fonte deve ser simples e sem grandes variações no tamanho. Além disso, deve ser legível e estar coerente com a identidade visual adotada pela empresa.

        Adotar uma paleta de cores coerente com sua marca

        A paleta de cores deve ser duas coisas ao mesmo tempo: viva o suficiente para captar a atenção do usuário, mas também limpa, de forma que não atrapalhe a legibilidade do seu texto.

        As cores devem estar presentes apenas nas partes de destaque e o texto deve contar com cores neutras para se destacar na frente. Por fim, você deve adotar uma paleta de cores, de forma que mantenha o padrão visual da sua marca.

        Usar de Call To Action (Chamada para Ação) no texto

        Ao final do seu texto, você deve convidar o usuário para realizar uma ação fornecida no e-mail. Esse CTA pode aumentar a taxa de conversão e a divulgação dos produtos e serviços, mas para isso, deve ser um texto simples e objetivo!

        Use de um construtor para criar a sua assinatura

        É possível elaborar assinaturas profissionalmente, sem grandes conhecimentos em programação para isso, pois há diversos construtores de assinatura disponíveis:

        • Signature Maker;
        • Si.gnatu.re;
        • Wisestamp;
        • Resultados Digitais.

        Como fazer um e-mail com assinatura profissional?

        “É possível inserir a assinatura profissional de maneira bastante simples nos principais portais de mensagens por e-mail.”

        Até agora, você descobriu o que é uma assinatura, o que ela apresenta e como pode ser feita da maneira mais profissional. Nesse momento, você deve saber outra coisa: como inserir essa assinatura profissional na sua conta de e-mail.

        Não se preocupe, pois se trata de um processo simples o de fazer e-mail com assinatura, principalmente nos 2 sites mais conhecidos:

        • Assinatura de e-mail no Gmail;
        • Assinatura de e-mail no Outlook.

        Há uma forma de fazer isso, que é utilizando do HTML, uma das linguagens mais comuns na internet. Ele funciona por tags, que identificam os elementos no texto. Através dele, você pode criar um Gmail ou Outlook com assinatura inclusa.

        Prossiga com a leitura agora e veja como fazer isso!

          Fazendo a assinatura de email no Gmail

          Para criar um e-mail no Gmail com assinatura, basta que:

          1. Logue na sua conta criada no Gmail e busque a opção de configurações.
          2. Nele, há o campo de Assinatura, onde pode criar sua assinatura customizada ou colar o código com ela já pronta. O limite de caracteres é de 10.000.
          3. Clique em Salvar alterações.

          Fazendo a assinatura de email no Outlook

          Para fazer a assinatura de e-mail no Outlook, basta que:

          1. Logue na sua conta criada no Outlook e acesse a área de configurações, que é um ícone de engrenagem no topo da tela.
          2. Na área, clique em Opções e depois em Layout. Lá, você pode criar a assinatura ou copiar o código de uma pronta.
          3. Clique em Salvar.
          assinatura de email para negocio

          Crie uma assinatura para ter o reconhecimento do seu negócio no mercado!

          A assinatura de e-mail é uma das principais características que define uma marca profissional. Através dela, o potencial cliente sabe que está contando com uma empresa séria e confiável.

          E é importante ter mais de uma, pois pode ser usada para diferenciar os profissionais de uma empresa, reforçando a pessoalidade da mensagem. Contudo, todas devem apresentar uma mesma identidade visual, de forma a manter o padrão da empresa.

          O importante é que a assinatura cumpra com os seus dois propósitos definidos lá atrás: captar a atenção pela sua identidade visual e entregar informações essenciais para contato. Essa é uma assinatura realmente profissional.

          Então, seja no Outlook ou no Gmail, é importante que a sua assinatura de e-mail seja completa. É apenas dessa forma que você consegue estabelecer uma imagem mais profissional perante o mercado e, principalmente, perante os usuários com e-mail!

          Compartilhe este conteúdo:

                    

          Anúncio Desktop

          O que você achou desse conteúdo?

          Esperamos seu feedback nos comentários e que você volte sempre para conferir mais informações para crescer seu negócio.

          Sobre o autor:

          Dênis Ferreira – CEO da Sollide
          Especialista em Marketing Digital, cursou Publicidade e Propaganda na Uniube e EFB na Kaplan, NY. Tem no marketing digital para pequenos e médios negócios sua paixão e busca a inovação a todo instante.

          0 comentários

          Enviar um comentário

          O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *